Ocupação de leitos na UTI em Botucatu chega a 87% e deixa Hospital das Clínicas em alerta
15/05/2020
Ocupação de leitos na UTI em Botucatu chega a 87% e deixa Hospital das Clínicas em alerta

Foto - Divulgação/Ilustrativa

 

O HC ressalta que possui espaço físico reservado para mais 14 leitos de UTI de covid-19, que dependem de recursos do estado para abertura, como respiradores e liberação de valores para a contratação de recursos humanos

 

Uma matéria assinada pela jornalista Lilian Grasiela, do JCNET, aponta que, embora tenha havido recente ampliação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para tratamento de pacientes com a covid-19, o novo coronavírus, no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), a lotação na unidade chegou a 87%, acendendo o sinal de alerta.

Até o início deste mês, o hospital contava com oito leitos de UTI exclusivos para casos da doença. No dia 4 de maio, a ocupação desses leitos atingiu 100%. No dia seguinte, com recursos próprios, o HC abriu oito novas vagas de UTI reservadas para pacientes com covid-19. Desde então, a taxa média de ocupação na UTI vem se mantendo em 50%.

Na quarta-feira (13), a lotação atingiu 56% e no dia seguinte chegou a 87%. De um dia para o outro, o total de internações na UTI saltou de 9 para 14 casos. Dos pacientes internados ontem, cinco já haviam testado positivo para a doença e os outros nove ainda aguardavam o resultado de exames. O hospital também contabiliza outras 30 pessoas na enfermaria.

O HC ressalta que possui espaço físico reservado para mais 14 leitos de UTI de covid-19, que dependem de recursos do estado para abertura, como respiradores e liberação de valores para a contratação de recursos humanos. A Secretaria de Estado da Saúde disse que já solicitou ao Ministério da Saúde a habilitação de 16 novos leitos de UTI para o hospital.

 

Número da covid-19 na região

Na região, já foram confirmadas 36 mortes causadas pela doença, em Bauru (10), Botucatu (5), Lins (5), Ibitinga (2), Jaú (2), São Manuel (1), Brotas (1), Marília (1), Agudos (1), Lençóis Paulista (1), Mineiros do Tietê (1), Barra Bonita (1), Pederneiras (1), Uru (1), Piratininga (1), Dois Córregos (1) e Pirajuí (1).

Os municípios da região com mais casos positivos da doença são Bauru (200), Botucatu (131), Jaú (103), Lençóis (65), Santa Cruz (49), Lins (30), Marília (29), Agudos (23), São Manuel (23), Piratininga (19), Barra Bonita (18), Pederneiras (16), Igaraçu do Tietê (11), Mineiros do Tietê (9), Bocaina (8), Garça (8) e Pirajuí (7).


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.