Celebração do Corpus Christi na região será realizada sem a tradição dos enfeites de rua
22/05/2020
Celebração do Corpus Christi na região será realizada sem a tradição dos enfeites de rua

Foto – Divulgação

Em São Manuel, tradicional procissão sobre tapetes coloridos dará lugar à carreata com Santíssimo

 

Festa religiosa católica que celebra mistério do sacramento da eucaristia  sofrerá modificações por conta das regras de distanciamento social e da proibição das aglomerações

 

Em razão da pandemia da covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, neste ano, as celebrações do Corpus Christi - festa religiosa católica que celebra mistério do sacramento da eucaristia - serão um pouco diferentes na região. A festa em alguns municípios é considerada  uma atração turística e atrai pessoas de diferentes regiões do estado e até do país.

Com isso, o tradicional enfeite  nas ruas centrais terá de ser interrompido por conta das regras de distanciamento social e da proibição das aglomerações. Contudo, as paróquias irão manter as procissões com o Santíssimo e transmitir as missas pela Internet.

Em São Manuel a reunião que decidiu pelo cancelamento dos enfeites de rua foi realizada na semana passada e contou com a presença do prefeito Ricardo Salaro Neto e dos padres Laudo Corrêa, Carlos Ferreira dos Santos e Max da Silva Otaviano, representantes das Paróquias São Manuel e Nossa Senhora da Consolata e do Santuário Nossa Senhora Aparecida.

Mesmo sem a decoração, o evento religioso será celebrado no dia 11 de junho com a realização de uma carreata, com saída às 9h, que irá percorrer ruas onde, tradicionalmente, ocorreria a procissão com tapetes e passadeiras. O trajeto, que se estenderá para outras ruas, contará com presença do Santíssimo e os fiéis poderão permanecer em frente às suas casas para receberem a bênção.

Em Ibitinga, Capital Nacional dos Bordados e Enxovais, onde todos os anos ruas são enfeitadas com mantas, colchas, edredons, travesseiros e outros itens da indústria têxtil, neste feriado, esse costume também terá de ser interrompido. Segundo a prefeitura, a celebração religiosa ocorrerá em forma de carreata pela cidade e os detalhes serão divulgados em breve.

Em Vera Cruz, após 82 anos de tradição dos tapetes coloridos, a confecção e montagem dos enfeites de rua também foi suspensa devido à pandemia da covid-19. De acordo com o Santuário Sagrado Coração de Jesus, a celebração do Corpus Christi contará com missa transmitida pela Pascom (Pastoral da Comunicação do Santuário) pelas suas redes sociais.

A presença na missa, como já vem acontecendo semanalmente, será restrita às pessoas envolvidas com a celebração. Na sequência, haverá uma carreata, com a bênção do Santíssimo, que percorrerá um trajeto previamente definido pela Paróquia. Assim como em São Manuel, os fiéis poderão montar um pequeno altar em frente às suas residências para acompanhar a passagem do Santíssimo.

 

Com JCNET


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.