São Manuel e Areiópolis aderem ao decreto unificado da região para flexibilizar o comércio
14/06/2020
São Manuel e Areiópolis aderem ao decreto unificado da região para flexibilizar o comércio

São Manuel é uma das 39 cidades publicaram decretos restringindo funcionamento de diferentes setores

 

Essa "modelagem diferente" prevê a manutenção das 6 horas de funcionamento do comércio de segunda a sexta, com fechamento aos finais de semana e os demais setores só podem funcionar por 4 horas seguidas

 

Mais duas cidades - São Manuel e Areiópolis - aderiram ao Pacto Regional assinado por outros 39 municípios da região de Bauru, no último dia 26, com o objetivo de flexibilizar as atividades econômicas com base em pontuações que levam em conta os indicadores relacionados à curva epidemiológica, óbitos e testagem, leitos e taxa de ocupação e isolamento social.

Neste domingo (14), essas cidades publicaram decretos restringindo funcionamento de diferentes setores em razão do rebaixamento, anunciado na última quarta-feira (10) pelo estado, da região do Departamento Regional de Saúde (DRS-6) de Bauru da fase 3 (amarela) para a fase 2 (laranja) do Plano São Paulo.

Neste sábado (13), um dia após reunir-se de forma virtual com os prefeitos da região, o prefeito de Bauru, Clodoaldo Gazzetta, voltou a conversar com chefes dos Executivos de cidades como Lins e Lençóis Paulista para esclarecer dúvidas sobre as novas regras. "Todos os prefeitos devem publicar o mesmo decreto e passa a valer a partir de segunda-feira (15) essa nova fase, que é a fase laranja, mas com uma modelagem diferente", explica. "Foi isso que pactuamos com os prefeitos que estão integrando esse Pacto, que são os 39 da nossa região, menos Jaú, que ainda não tivemos a adesão, mais São Manuel e Areiópolis".

Essa "modelagem diferente" citada por Gazzetta prevê a manutenção das 6 horas de funcionamento do comércio de segunda a sexta, com fechamento aos finais de semana. Os demais setores só podem funcionar por 4 horas seguidas. "A gente sabe que a situação é preocupante. Mas, dentro dessa situação preocupante, e mesmo indo para a fase laranja, dá para fazer uma modulagem para que nada feche. Só vamos diminuir a circulação das pessoas", diz.

De acordo com o prefeito, uma carta assinada pelos prefeitos dos municípios que integram o Pacto Regional será encaminhada ao governo do Estado para informar sobre essa readequação. "Nós temos toda uma linha de defesa, com laudo feito pela Secretaria de Saúde, chancelado pelos secretários de Saúde das cidades da região, para mostrar que a abertura do comércio por um tempo maior reduz também a frequência das pessoas na rua", argumenta. "Se o Estado quiser contra-argumentar, a gente vai conversando durante os próximos 15 dias para acertar essa modulagem. Mas o caminho que nós vamos tomar vai ser esse".

 

por Lilian Grasiela

JCNET


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.