Unesp de Botucatu identifica doença em capivaras que causou a morte de duas crianças em Ipaussu
07/07/2020
Unesp de Botucatu identifica doença em capivaras que causou a morte de duas crianças em Ipaussu

As crianças foram picadas pelo carrapato-estrela responsável pela transmissão da febre maculosa, sendo que de 70 capivaras que vivem no lago, 36 foram testadas e comprovado de que elas já tiveram contato com a bactéria

 

Equipe de médicos veterinários da Faculdade de Medicina Veterinária e Zoologia (FMVZ), da Unesp de Botucatu, após uma bateria de estudos, detectou que o bando de capivaras que vive no Lago Municipal, no centro da Cidade de Ipaussu, está contaminado com a febre maculosa, doença causada pelo carrapato estrela, que é hospedeiro dessa espécie de animal.

Segundo a Secretaria de Saúde da Cidade, doença causou a morte de duas crianças (8 e 10 anos) que foram picadas pelo carrapato e infectadas com a bactéria responsável pela transmissão da doença causada pelo hospedeiro.

Para checar os resultados os pesquisadores veterinários colocaram microchips nos animais e realizaram exames de sangue para avaliar se as capivaras estavam com a doença transmitida pelo carrapato-estrela. O resultado apontou que das cerca de 70 capivaras que vivem no lago, 36 foram testadas, sendo comprovado de que elas já tiveram contato com a bactéria.

Com o resultado, a prefeitura da cidade busca alternativas para remanejar as capivaras da cidade como prevenção à febre maculosa. O relatório do estudo foi enviado para a Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente para que seja decidido o que será feito com esses animais silvestres que são protegidos por lei. Enquanto se aguarda uma solução o lago está parcialmente interditado para que os moradores evitem circular pelo local.

 


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.