São Paulo tem três postulantes ao cargo de governador distanciados dos demais candidatos
29/09/2022
São Paulo tem três postulantes ao cargo de governador distanciados dos demais candidatos

Foto - Divulgação

O atual governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), é candidato à reeleição, tendo como principais concorrentes Fernando Haddad (PT) e Tarcísio de Freitas (Republicanos)

 

Dez candidatos a governador de São Paulo (SP) estão na corrida pela cadeira no Palácio dos Bandeirantes nas eleições de 2022. O primeiro turno da disputa está marcado para 2 de outubro e o segundo, caso seja necessário, será realizado no dia 30 do mesmo mês.

O atual governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), é candidato à reeleição. Ele tem como principais concorrentes Fernando Haddad (PT) e Tarcísio de Freitas (Republicanos). De acordo com as pesquisas, um dos três deverá comandar os destinos da capitasl paulista a parte de janeiro para os próximos quatro anos  Eles intensificam a campanha nesta resta final em busca dos votos dos indecisos.

 

Fernando Haddad (PT)

Fernando Haddad tem 59 anos, é professor de Ciência Política na USP e político filiado ao PT. Nascido na capital paulista, Haddad foi ministro da Educação no governo Lula, e, em 2012, foi eleito prefeito da cidade de São Paulo (SP). Haddad disputou as eleições presidenciais em 2018, mas perdeu no segundo turno para Jair Bolsonaro (PL). Haddad é candidato a governador por São Paulo (SP) em 2022.

 

Rodrigo Garcia (PSDB)

Rodrigo Garcia era vice-governador de São Paulo e assumiu o comando do estado no início de abril de 2022 com a renúncia de João Doria. Foi deputado estadual por três mandatos, entre 1999 e 2010, e, em 2014, foi eleito deputado federal pelo DEM. Nascido no município de Tanabi (SP), Garcia foi presidente nacional do DEM e secretário-geral do partido no estado de São Paulo. Em 2021, filiou-se ao PSDB para ser candidato a governador de São Paulo (SP) em 2022.

 

Tarcísio de Freitas (Republicanos)

Engenheiro civil e militar da reserva, Tarcísio de Freitas, 47 anos, era ministro de Infraestrutura de Bolsonaro e deixou o cargo para ser candidato a governador de São Paulo (SP) em 2022 pelo Republicanos. Natural do Rio de Janeiro, Freitas foi diretor geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes no governo Dilma Rousseff. Durante esse período, foi responsável pelo programa de privatizações, concessões e desestatizações.

                                     

                   Confira os demais candidatos a governador de São Paulo

 

Altino Junior (PSTU)

Altino Junior é natural de São Luís (MA). Formado em Matemática, trabalha no Metrô de São Paulo há 25 anos e é coordenador geral do Sindicato dos Metroviários, anteriormente já ocupou a presidência da entidade. Junior fez parte das manifestações contra o aumento das passagens em junho de 2013 e acabou preso. Em 2016, concorreu à Prefeitura da capital paulista. Agora, é candidato a governador de São Paulo (SP) em 2022 pelo PSTU.

 

Antonio Jorge (DC)

Nascido na cidade de São Paulo (SP), Antonio Jorge Filho, 69 anos, é advogado e disputa a sua terceira eleição. Em 2012, foi candidato a vereador por Taubaté (SP) e conquistou a suplência. Tentou vaga como deputado estadual em 2018, mas não obteve sucesso. Agora, é candidato ao governo do estado de São Paulo (SP) nas eleições de 2022.

 

Carol Vigliar (UP)

Carolina Rejaili Vigliar, conhecida como Carol Vigliar, tem 40 anos e é professora de ensino médio e ativista. Nascida na cidade de São Paulo (SP), atuou no Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB) e é fundadora do Movimento de Mulheres Olga Benário. Vigliar disputa pela primeira vez um cargo eletivo ao ser candidata a governadora de São Paulo (SP) em 2022 pela Unidade Popular.

 

Edson Dorta (PCO)

Edson Dorta, 50 anos, é servidor público federal. Nascido em Campinas (SP), Dorta iniciou a trajetória política como candidato a deputado federal pelo PCO. Ele já foi candidato a prefeito de sua cidade natal e a vice-presidente da República em 2010. Dorta foi diretor do Sindicato dos Correios da cidade de Campinas e região. Nas eleições de 2018, concorreu ao Palácio dos Bandeiras, mas não obteve sucesso. Agora, é novamente candidato ao governo de São Paulo (SP) em 2022 pelo PCO.

 

Elvis Cezar (PDT)

Nascido em Carapicuíba (SP), Elvis Cezar, 46 anos, é formado em Direito e ex-prefeito de Santana de Parnaíba (SP). Ocupou o cargo de 2014 a 2020. Antes, foi vereador da cidade por dois mandatos. Foi filiado ao PSDB por 19 anos, mas recentemente filiou-se ao PDT para ser candidato a governador de São Paulo (SP) nas eleições de 2022.

 

Gabriel Colombo (PCB)

Gabriel Colombo tem 31 anos e é formado em agronomia pela USP com mestrado em Ecologia Aplicada. Ele é militante do PCB desde 2015 e foi anunciado pelo partido como candidato a governador de São Paulo (SP) em 2022. Colombo é natural do Rio de Janeiro, mas vive atualmente em Piracicaba, interior de São Paulo, e participa de movimento sociais por moradia e pela terra.

 

Vinicius Poit (Novo)

Natural de São Bernardo do Campo (SP), Vinicius Poit, 36 anos, foi oficializado como candidato a governador de São Paulo (SP) em 2022 pelo Novo. Formado em administração e com passagem pelo mercado financeiro, Poit é deputado federal em primeiro mandato.


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.