Anhembi recebe milhares de turistas de várias regiões na tradicional Festa do Divino Espirito Santo
27/05/2023
Anhembi recebe milhares de turistas de várias regiões na tradicional Festa do Divino Espirito Santo

Fotos - Prefeitura de Anhembi

O Encontro das Canoas, momento onde os irmãos do divino se vestem com trajes típicos e se encontram com os fiéis ás margens do rio Tietê, considerado o ápice da festa

 

Um grande número de turistas e romeiros vindos de várias cidades de São Paulo e até do estado, estiveram presentes para acompanhar a tradição de fé que se repete ano a ano e ultrapassa gerações, se mantendo firme há mais de 150 anos. Falamos da tradicional Festa do Divino Espirito Santo de Anhembi.

A festa, realizada nos dias 26, 27 e 28, com uma gama de atividades, contou com shows diversos, churrasco, praça de alimentação, entre outras. Neste sábado, 27, aconteceu o ponto ápice da festa, que é o Encontro das Canoas no Rio Tietê simbolizando a vinda do Espirito Santo.

Com pouco mais de 6 mil habitantes, Anhembi é considerada uma cidade abençoada pelo Divino Espirito Santo. Todos os anos a mesma tradição se repete. Os fiéis, conhecidos como Irmandade do Divino, viajam de canoa por nove dias, cumprindo a promessa e abençoando as famílias.

No dia da festa acontece o Encontro das Canoas, momento onde os irmãos do divino se vestem de branco e se encontram com os fiéis ás margens do rio Tietê. A beira do rio, a ponte e qualquer outro espaço ao redor se transformam em arquibancada para acompanhar esse momento sagrado, considerado o ápice da festa.

Após o encontro das canoas, o cortejo passou abençoando os fiéis com a bandeira do Divino. As pessoas se deitam ao chão cobertas com lençol e a Irmandade do Divino pula um a um repetindo a frase: "Divino Espirito Santo, Tende piedade de nós”. Esse momento é conhecido como Amortalhados. Esse ano quase 2 mil devotos se deitaram para receber a benção.

Ao chegar na praça da matriz, os irmãos levantam o mastro, que marca a passagem por aquele local. A multidão de emocionou ao som dos rojões, trabucos e da cantoria dos foliões. A tradição segue e a grande manifestação de fé se encerrou com a Missa Campal, em frente à igreja matriz.


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.