Governador de São Paulo estende quarentena em todo o Estado até 31 de maio
08/05/2020
Governador de São Paulo estende quarentena em todo o Estado até 31 de maio

Estudo recente da Universidade de São Paulo indicam que ao menos 51 vidas são salvas todos os dias por conta do isolamento social e pelas iniciativas tomadas pelo governo do estado e prefeitos dos 645 municípios

 

O governador do Estado de São Paulo, João Doria, anunciou nesta sexta-feira (8) que a quarentena já em vigor nos 645 municípios vai durar, pelo menos, até o dia 31 de maio. Inicialmente estava prevista o anuncio da flexibilização do isolamento em algumas regiões, mas o governo recuou.

João Doria disse que quer, em breve, anunciar a retomada gradual da economia assim como era previsto. “Mas as experiências em outros países mostram claramente o colapso e isso aumenta o medo, a insegurança e o número de mortos. Hoje, o Brasil é um país triste.”

Doria ainda citou que o medo “é o pior conselheiro da economia” porque prejudica o consumo, afugenta os investimento e ataca os empregos. “Estamos todos atravessando o pior momento dessa pandemia, só não reconhece quem está cego pelos ódios ou pela ambição pessoal.”

O governador citou que um estudo recente da Universidade de São Paulo indicam que ao menos 51 vidas são salvas todos os dias por conta do isolamento social e pelas iniciativas tomadas pelo governo do estado e prefeitos dos 645 municípios.

De acordo com o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, que assume também a coordenação do comitê de contingência à covid-19, 40 mil vidas já foram poupadas até o momento. “Teremos poder de alterar a curva daqui duas semanas”, completou.

Se a taxa de isolamento social ficar em 55%, Dimas estima entre 9 e 11 mil mortos apenas no Estado de São Paulo. Nesta sexta-feira o Estado de São Paulo tem 41.830 casos confirmados da covid-19 e 3.416 mortos.

“Adotar a quarentena não é fácil, nenhum ser humano tem o prazer em dar más notícias. Mas não se trata desse sentimento, mas sim de proteger vidas. É o momento mais crítico da história desse país. Como governador, tenho obrigação de fazer esse papel”, disse Doria.

Ele ainda ressaltou que nenhum país do mundo conseguiu relaxar as medidas com a curva de contaminação em alta. “Nas últimas semanas houve um desrespeito a quarentena em São Paulo e em outras partes do Brasil, e o número de casos aumentou dramaticamente.”

Segundo Doria, em abril houve aumento de 3.300% no ritmo de crescimento dos casos nos municípios do interior e litoral do Estado. Na região metropolitana, esse aumento foi de 770% em 30 dias.

João Doria ressaltou que autorizar o relaxamento nesse momento é colocar em risco milhares de vidas, o sistema de saúde e a recuperação econômica. “Quero reafirmar aqui que trabalhamos junto com um único foco e estamos determinados. Não há disputa, não há rixas e nem rivalidades. Ninguém se odeia.”

“Retomaremos tão logo possível, na hora certa e da forma certa, respeitando a ciência. Esse momento triste vai passar, mas só se todos ajudarmos e tivermos capacidade de reconhecer a gravidade desse momento.”

O governador de São Paulo reforçou a necessidade das pessoas ficarem em casa e adotarem o isolamento social. “Se estivermos juntos avançaremos e sobreviveremos. As grande vitórias são as conquistadas conjuntamente. Para passar temos que ficar em casa, temos que respeitar e amar a vida. Respeitar aquilo de mais nobre e importante que recebemos dos nossos pais: a existência.”


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.