Grupo Ambiental resgata uma das menores aves de rapina do Brasil em área urbana do Município captura cobras, lagartos, roedores, morcegos, pardais " />
22/12/2022
Grupo Ambiental resgata uma das menores aves de rapina do Brasil em área urbana do Município

Esta espécie de ave captura cobras, lagartos, roedores, morcegos, pardais e filhotes de pombos, ajudando a controlar a população de alguns animais que, na ausência de predadores, podem se tornar pragas indesejáveis em áreas rurais e urbanas

 

O Grupo de Proteção Ambiental da Guarda Civil Municipal de Botucatu realizou nesta quarta- feira, 21, o resgate de uma ave da espécie quiriquiri, conhecida como falcão americano em área urbana do município.

A ave apresentava ferimentos, motivo pelo qual foi encaminhada ao Centro de Medicina e Pesquisa em Animais Selvagens (CEMPAS) da Faculdade de Medicina, da Unesp, onde permaneceu sob cuidados dos veterinários de plantão para avaliação, tratamento e posterior soltura ao seu habitat natural.

Medindo de 23 a 27 cm de comprimento e pesando de 85 a 140 gramas, o quiriquiri é o menor dos falcões e uma das menores aves de rapina do Brasil, ocorrendo em todo o território, exceto em áreas de floresta. Como a maioria das aves de rapina, o quiriquiri captura cobras, lagartos, roedores, morcegos, pardais, insetos e filhotes de pombos, ajudando a controlar a população de alguns animais que, na ausência de predadores, podem se tornar pragas indesejáveis em áreas rurais e urbanas. Porém, eventualmente, captura pequenos animais domésticos, mesmo em gaiolas, o que o torna alvo do ser humano.  O seu nome deriva da sua vocalização.


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.