Grupo Ambiental dá voz de prisão a mulher que mantinha, irregularmente, um macaco em cativeiro
31/05/2023
Grupo Ambiental dá voz de prisão a mulher que mantinha, irregularmente, um macaco em cativeiro

Foto - Reprodução

Moradora foram encaminhados à Central de Polícia Judiciária e o animal deixado aos cuidados do Centro de Medicina e Pesquisa em Animais Silvestres, da Unesp, para que passasse por avaliação de veterinários

 

O Grupo de Proteção Ambiental da Guarda Civil de Botucatu resgatou nesta quarta-feira (31), um sagui de tufo branco, que estava preso no quarto de um imóvel no Bairro Lavapés. Na ação ao agentes municipais deram voz de prisão a uma mulher, responsável por manter o animal, irregularmente, em cativeiro.

A operação foi desencadeada depois de uma denúncia anônima e contou com apoio da Delegacia Especial de Proteção Animal, da Polícia Civil. De acordo com os envolvidos, criação de animais silvestres sem autorização ambiental é crime.

O animal e a moradora foram encaminhados à Central de Polícia Judiciária, seno ela ouvida pela autoridade civil e liberada. O animal foi deixado aos cuidados do Centro de Medicina e Pesquisa em Animais Silvestres (Cempas), da Unesp, para que passasse por avaliação de veterinários.

 

Espécie

O sagui de tufo branco é uma espécie de macaco de pequeno porte do Novo Mundo. Originário do Nordeste do Brasil, atualmente é encontrado também em partes das regiões Sudeste e Norte, além de criado em cativeiro em diversos países. São onívoros e alimentam-se de sementes, flores, frutos, néctar, artrópodes, moluscos, filhotes de aves e mamíferos, anfíbios e pequenos lagartos. São também especialistas em escavar buracos nas árvores que produzem goma, que é sua base alimentar.


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.