Grupo de Proteção Ambiental da Guarda Civil Municipal realiza ato educativo no Dia da Árvore
22/09/2023
Grupo de Proteção Ambiental da Guarda Civil Municipal realiza ato educativo no Dia da Árvore

O objetivo do ato é buscar conscientizar a população sobre a importância da preservação das árvores e seu papel fundamental para o Meio Ambiente

 

Em celebração ao Dia da Árvore a equipe do Grupo de Proteção Ambiental (GPA) da Guarda Municipal (GCM), de Botucatu, participou do plantio de algumas árvores no Parque Natural Cachoeira da Marta, um dos pontos turísticos mais visitados da região.

O objetivo do ato é buscar conscientizar a população sobre a importância da preservação das árvores e seu papel fundamental para o Meio Ambiente. Os agentes realizaram o plantio de mudas de espécies nativas, como Pau-Brasil, Ipê Amarelo e também de árvores frutíferas. A ação contou com a participação dos agentes Wilson, Marciolli e Danilo.

 

Data

O Dia da Árvore é comemorado no Brasil em 21 de setembro, diferentemente de outras partes do mundo, foi escolhida em razão do início da primavera, que começa no dia 23 de setembro no hemisfério Sul.

A árvore é um grande símbolo da natureza e é uma das mais importantes riquezas naturais que possuímos. As diversas espécies arbóreas existentes são fundamentais para a vida na Terra porque: aumentam a umidade do ar graças à evapotranspiração; evitam erosões; produzem oxigênio no processo de fotossíntese; reduzem a temperatura; fornecem sombra e abrigo para algumas espécies animais.

Além disso, entre as diversas espécies arbóreas existentes, incluem-se várias plantas frutíferas, como é o caso da mangueira, limoeiro, goiabeira, abacateiro, pessegueiro, laranjeira, jabuticabeira, pitangueira, entre muitas outras.

Também as árvores possuem outras aplicações econômicas. A madeira por elas produzidas serve como matéria-prima para a criação de móveis e até mesmo casas. A celulose extraída dessas plantas, principalmente pinheiros e eucaliptos, é fundamental para a fabricação de papel. Além disso, algumas espécies apresentam aplicabilidade na indústria farmacêutica por possuírem importantes compostos.

Em virtude da grande quantidade de utilizações e da expansão urbana, as árvores são constantemente exterminadas, o que resulta em grandes áreas desmatadas. O desmatamento afeta diretamente a vida de toda a população, que passa a enfrentar erosões, assoreamento de rios, redução do regime de chuvas e da umidade relativa do ar, desertificação e perda de biodiversidade.


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.