Onça parda adulta morre atropelada na entrada do Bairro da Mina, zona rural de Botucatu
29/01/2024
Onça parda adulta morre atropelada na entrada do Bairro da Mina, zona rural de Botucatu

Onça parda adulta fêmea, também conhecida como suçuarana estava com seu filhote que foi resgatado sem ferimentos e levado ao Centro de Medicina e Pesquisa em Animais Selvagens (Cempas), da Unesp de Botucatu, para ser cuidado

 

A Defesa Civil do Município e o Corpo de Bombeiros atenderam na noite deste domingo (28) a um atropelamento na SP-191 Rodovia Geraldo Pereira de Barros, nas proximidades da entrada para o Bairro da Mina, zona rural de Botucatu.

No local uma onça parda adulta fêmea, também conhecida como suçuarana morreu após ser atropelada por um caminhão, ao atravessar a pista. O animal estava com seu filhote que foi resgatado sem ferimentos e levado ao Centro de Medicina e Pesquisa em Animais Selvagens (Cempas), da Faculdade de Medicina Veterinária da Unesp de Botucatu, para ser cuidado.

O animal silvestre está em risco de extinção é o segundo maior felídeo neotropical, menor apenas que a onça-pintada. Chega a atingir 1,08 m de comprimento, mais a cauda que é longa medindo até 0, 61 m e 63 cm de altura e a pesar até 80 kg e sua alimentação consiste desde pequenos roedores, répteis e aves, até mamíferos de grande porte, como veados e catetos (porcos do mato).

Seu período de vida é de 20 anos em cativeiro. Entre os felinos é um dos melhores saltadores, podendo saltar para o chão, de alturas de até 15 metros, pode dar também saltos de até 6 metros de extensão isto facilita sua caça. Suas garras são muito longas.


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.