Médico infectologista Júlio Croda ministra palestra de abertura no Dia da Graduação em Botucatu
21/06/2022
Médico infectologista Júlio Croda ministra palestra de abertura no Dia da Graduação em Botucatu

A proposta é mostrar aos estudantes de Medicina e demais participantes os caminhos para o desenvolvimento pessoal e profissional na carreira médica e da saúde de modo a contribuir com a sociedade

 

O médico infectologista Júlio Croda, pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (SBMT), transformou-se em uma das principais referências científicas para o enfrentamento da pandemia de COVID-19 no Brasil. Em março de 2020, ele deixou o cargo de diretor do departamento de Imunizações e Doenças Transmissíveis, do Ministério da Saúde por discordar do discurso contra o isolamento social que era promovido à época pelo Governo Federal.

Croda estará em Botucatu na próxima quinta-feira, 23 de junho, para ministrar a palestra de abertura do Dia da Graduação 2022. O evento é uma realização da Faculdade de Medicina da Universidade Estadual Paulista (FMB/UNESP), através do Núcleo Docente Estruturante (NDE), com apoio do Conselho de Curso de Graduação em Medicina da FMB.

A proposta é mostrar aos estudantes de Medicina e demais participantes os caminhos para o desenvolvimento pessoal e profissional na carreira médica e da saúde de modo a contribuir com a sociedade; além de oferecer uma visão crítica e madura, apontando elos importantes e possíveis da carreira para os futuros médicos, professores, pesquisadores e indivíduos.

O especialista, que também é professor na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, abordará o tema “Conhecimento e Pesquisa para o benefício da sociedade – missão social do médico”, às 9 horas, na Central de Aulas da FMB. Logo em seguida, sob coordenação do Professor Carlos A. Caramori, ele participará de uma mesa redonda, ao lado de Mariana Meneses Lourenço e Cristiano Beserra, discentes do curso de Medicina.

O Dia da Graduação 2022 acontecerá das 8 às 18 horas. A programação colocará em discussão os seguintes temas: impactos da educação, ensino e pesquisa na sociedade; gestão da Carreira do futuro médico (Academia e Setor Público); gestão da Carreira do futuro médico (Setor privado e Terceiro setor) e formação do Médico e os desafios da contemporaneidade. As inscrições poderão ser feitas no site da Faculdade de Medicina de Botucatu ou acessando o link https://tinyurl.com/2nr8ce64.

 

Sobre o palestrante

Júlio Henrique Rosa Croda possui graduação em Medicina pela Universidade Federal da Bahia, residência médica em Infectologia e doutorado pela Universidade de São Paulo. É professor associado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul Yale School of Public Health e especialista em C&T Produção e Inovação em Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz, Mato Grosso do Sul.

Foi coordenador do curso de medicina da UFGD e coordenador da residência médica em clínica médica do Hospital Universitário da UFGD entre 2009 e 20210, diretor da Faculdade de Ciências da Saúde de 2011 a 2014 da UFGD e Coordenador da Pós-Graduação em Ciências da Saúde da UFGD de 2015 a 2017.

Foi presidente da Rede-TB de 2018 a 2019 e diretor do Departamento de Imunizações e Doenças Transmissíveis (DEIDT) da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério da Saúde de 2019 a 2020.

Atualmente é coordenador adjunto da área de medicina II do CAPES e Presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical biênio 2022-2023. Tem experiência na área de Medicina e Vigilância das doenças transmissíveis e desenvolve projetos de pesquisas na área de tuberculose em populações privadas de liberdade, arboviroses e covid-19.

 

Carlos Pessoa

Assessoria de Comunicação e Imprensa - ACI/FMB


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.