Mudança no Plano São Paulo para combate à covid-19 permite abertura parcial do comércio em Botucatu
10/07/2020
Mudança no Plano São Paulo para combate à covid-19 permite abertura parcial do comércio em Botucatu

Botucatu que por pertencer a Diretoria Regional de Saúde (DRS) de Bauru havia sido rebaixada para a fase mais restritiva, volta para a fase que permite a reabertura parcial de atividades por 4 horas diárias

 

Nesta sexta-feira (10), o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou a nova fase do Plano São Paulo para combater a pandemia da covid-19, o novo coronavírus e recolocou a Diretoria Regional de Saúde (DRS) de Bauru, que agrega várias cidades, entre elas Botucatu, na fase laranja.

Até então o DRS havia sido rebaixada para a fase vermelha que é a mais restritiva e apenas atividades essenciais, como supermercados e farmácias, podem funcionar. Botucatu volta para a fase laranja com a reabertura parcial de atividades, como comércio de rua e shoppings, por 4 horas diárias. Já os bares, restaurantes e similares não podem abrir e devem funcionar nos sistemas de drive-thru e delivery.

O protocolo é regionalizado e dividido em cinco fases, que vão do nível máximo de restrição de atividades não essenciais (vermelho) a etapas identificadas como controle (laranja), flexibilização (amarelo), abertura parcial (verde) e normal controlado (azul).

Além da DRS de Bauru outras regionais também tiveram mudanças e apenas a quatro regiões permaneceram na fase vermelha: Araçatuba, Franca, Ribeirão Preto e Campinas. No mapa anterior, eram 10 áreas nesta classificação. O secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, declarou que a maioria da população está fora da etapa mais dura da quarentena.

"Temos hoje cerca de 83% da população do estado nas fases amarela e laranja. Com isso, podemos verificar o Plano São Paulo dando resultados importantes em várias regiões do estado. Tivemos que endurecer ao longo das últimas semanas, algumas passaram longo período com restrições mais fortes e hoje colhem os frutos", afirmou.

O governador aponta que a mudança não significa um relaxamento, mas um sinal de atenção redobrada para manter a situação. "Estamos ingressando numa fase de platô, depois de um longo período enfrentando o pico, não apenas na capital, como em todo o estado de São Paulo. Isso não significa relaxamento, distensão total e absoluta. Significa atenção redobrada para mantermos o platô em todo o estado de São Paulo e o controle sobre a doença", afirmou Doria.

 

As cinco fases do Plano SP

Fase 1 (vermelha) definida como "alerta máximo". Nela, apenas os serviços essenciais, indústria e construção civil tem permissão para funcionar. 

A fase 2 (laranja) é de "atenção". Nela, podem voltar a funcionar com restrições atividades imobiliárias, concessionárias, escritórios, comércios e shoppings centers, priorizados de acordo com sua vulnerabilidade econômica

Na fase 3 (amarela), de "flexibilização", o plano libera totalmente as atividades retomadas na etapa anterior, mantendo as restrições apenas em shoppings e comércios. Também permite a reabertura, com limites, de bares, restaurantes e salões de beleza.

A fase 4 (verde), de "abertura parcial", inclui as academias para a reabertura com restrições. 

A fase 5 (azul), chama de "normal controlado" permite a retomada das atividades sem restrições, desde que seguidos os protocolos de segurança sanitária. O estado de São Paulo prevê um prazo de 9 a 18 meses, contados a partir de março, para finalizar o processo de reabertura. 


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.