Guarda Municipal flagra pessoas infectadas com covid-19 que não estão cumprindo quarentena
28/07/2020
Guarda Municipal flagra pessoas infectadas com covid-19 que não estão cumprindo quarentena

Em 229 visitas em casas onde as pessoas deveriam estar em quarentena a GCM flagrou quatro pessoas descumprindo a medida e estavam na rua levando o semelhante ao risco de contaminação

 

“O combate ao coronavírus na Cidade terá eficiência somente se todos os casos confirmados cumprirem a quarentena. Estamos fazendo a nossa parte na testagem em massa, na distribuição de máscaras, na orientação da população e também na responsabilização daqueles que descumprem essa medida”.

Foi o que disse o prefeito Mário Pardini se referindo pessoas que estão infectadas pelo covid-19, o novo coronavírus, mas não estão cumprindo a quarentena (isolamento domiciliar) saindo às ruas levando o semelhante ao risco de contaminação.

Prefeito aponta que neste final de semana, a Guarda Municipal realizou 229 visitas em casas onde as pessoas deveriam estar em quarentena e mais uma vez flagrou quatro pessoas descumprindo a medida. De imediato foram lavrados boletins de ocorrência para que essas pessoas respondam por isso. “Precisamos da conscientização de todos nessa luta”, disse o prefeito.

 

Projeto Sentinela

Com o entendimento de que o cumprimento rigoroso da quarentena para as pessoas que testaram positivo e contactantes, mesmo que assintomáticos, é fundamental para conter a propagação da doença e manter a flexibilização das atividades econômicas do município, a Prefeitura Municipal criou o Projeto Sentinela.

Além dos testes já realizados, acompanhamento por telefone da Central Coronavírus e a visita aleatória de fiscais as casas de pessoas com caso confirmado de covid-19, a Guarda Municipal está fazendo a fiscalização para que as pessoas que estão com a doença permaneçam em suas casas.

A Cidade foi separada por regiões para que todo o efetivo da Guarda Municipal realize visitas aos pacientes cumprindo quarentena todos os dias, em horários alternados, sempre de forma cidadã, verificando a saúde delas, mas também conscientizando para a necessidade de permanecerem em isolamento.

“Caso as equipes constatem descumprimento da quarentena por parte dos pacientes, a GCM elaborará boletim de ocorrência (BO) e encaminhará para a Polícia Civil, que investigará eventual crime contra a saúde pública”, explica o prefeito. “Essa é uma ação para conter a propagação do coronavírus em Botucatu sem que haja prejuízo ainda maior a nossas empresas”, complementa o chefe do Executivo botucatuense.


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.