Das 1.255 pessoas infectadas por covid-19 em Botucatu desde o início da pandemia, 915 foram recuperadas
01/08/2020
Das 1.255 pessoas infectadas por covid-19 em Botucatu desde o início da pandemia, 915 foram recuperadas

Com relação a mortalidade corrigida por 100 mil habitantes, a Cidade apresenta, atualmente, um índice 64% menor do que a observada em todo Estado de São Paulo e 59% menor em relação a mortalidade do País

 

O secretário municipal de Saúde de Botucatu, André Spadaro, ao divulgar o boletim diário sobre a pandemia de covid-19, o novo coronavírus, na noite desta sexta-feira (1º de Outubro) apontou que ainda há um longo caminho a percorrer no combate a doença e ressaltou que a região passa por momento crítico com aumento significativo de casos,  internações e óbitos e a até que uma vacina esteja amplamente disponível e se atinja uma cobertura vacinal elevada da população o momento requer cautela e cuidados redobrados de prevenção.

“Com todas as considerações trazemos um panorama do principal indicativo de Saúde relacionada ao coronavírus que é a mortalidade corrigida por 100 mil habitantes. Botucatu apresenta, atualmente, uma mortalidade que é 64% menor do que a observada em todo Estado de São Paulo e 59% menor em relação à mortalidade do País”, compara Spadaro. Vale destacar que São Paulo tem 645 municípios, sendo 81 deles acima dos 100 mil habitantes.

Ele aponta que, nesse momento, Botucatu se encontra entre os 11 municípios com a menor mortalidade  por covid-19, considerando as cidades com mais de 100 mil habitantes no Estado. “Contamos com a colaboração de todos para que possamos nos manter nesse patamar e melhorar ainda mais”, orientou o secretário.

O quadro atual aponta que Botucatu tem confirmado, desde o início da pandemia, 1.255 moradores infectados por covid-19.  Desses, 915 foram recuperadas; 304 estão em isolamento social acompanhados por familiares e equipes de Saúde do Município, 10 se encontram internadas e houve 26 óbitos.

A ocupação de leitos em UTI no Hospital das Clínicas está com 70%,  ou seja, são 21 pacientes para 30 leitos disponíveis, sendo quatro de  Botucatu e 17 de outras cidades da região. Já no Hospital da Unimed não há, no momento, nenhum paciente internado em UTI.

Nas últimas horas foram  registradas quatro altas de pacientes com diagnóstico confirmado de covid-19 no HC: um morador de Botucatu de 58 anos; um homem de 69 anos morador de Itatinga; outro de 22 anos, morador de Laranjal Paulista; e uma mulher de 48 anos, moradora de São Paulo. Com isso, o HCFMB registra até a data presente o número exato de 100 altas de pacientes com covid-19. 

 

Orientações sobre prevenção

André Spadaro reforça que as pessoas devem reduzir as saídas de casa sem necessidade; reforçar o uso de máscara o tempo todo ao sair; evitar aglomerações; manter distância de 1,5 a 3 metros nos ambientes de trabalho e no comércio; e não relaxar com os cuidados de higienização das mãos.

“Todas as pessoas que apresentarem sintomas gripais se afastem de suas atividades, imediatamente e entrem em contato com a Central de Coronavírus para realizar os testes, respeitando o período de isolamento domiciliar, junto com todos os que moram na mesma casa até saber o resultado, conforme orientação das equipes de monitoramento”, coloca o secretário.

Lembra que a testagem e o isolamento das pessoas com sintomas gripais e de seus contatos mais próximos é a principal ferramenta no combate da pandemia nesse momento. “Com a colaboração de todos podemos atravessar esse momento mais crítico da pandemia e manter a capacidade de atendimento digno das pessoas que necessitarem de internação  e de leitos na UTI (Unidade de Terapia Intensiva)”, concluiu Spadaro.


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.