GCM flagra mais oito pessoas infectadas com covid-19 descumprindo quarentena
10/08/2020
GCM flagra mais oito pessoas infectadas com covid-19 descumprindo quarentena

Os casos foram encaminhamento à Polícia Civil e os infratores devem ser multados e responder na justiça por crime contra a saúde pública

 

Nas últimas horas, a Guarda Municipal em fiscalização em residências onde pessoas diagnosticadas com codiv-19, o novo coronavírus, cumprem estágio de quarentena como prevenção à pandemia, detectou que oito moradores que deveriam estar em isolamento social não se encontravam nas respectivas casas.

Dados da Prefeitura apontam que 336 moradores da cidade deveriam estar de quarentena. Entretanto, nos primeiros dez dias deste mês, os agentes municipais já realizaram 391 visitas, registrando 10 casos de descumprimento de medida, ou seja, média de uma infração por dia.

Por conta dessa imprudência dos moradores a Guarda registrou boletins de ocorrência fazendo o encaminhamento dos casos à Polícia Civil e os infratores devem ser multados e responder na Justiça por crime contra a saúde pública.  

Isso porque as pessoas infectadas assinaram um termo de compromisso, concordando em permanecer em isolamento social, juntamente com os demais moradores da casa.

 

Projeto Sentinela

Com o entendimento de que o cumprimento rigoroso da quarentena para as pessoas que testaram positivo e contactantes, mesmo que assintomáticos, é fundamental para conter a propagação da doença e manter a flexibilização das atividades econômicas do município, a Prefeitura Municipal criou o Projeto Sentinela.

Além dos testes já realizados, acompanhamento por telefone da Central Coronavírus e a visita aleatória de fiscais as casas de pessoas com caso confirmado de covid-19, a Guarda Municipal está fazendo a fiscalização para que as pessoas que estão com a doença permaneçam em suas casas.

A Cidade foi separada por regiões para que todo o efetivo da Guarda Municipal realize visitas aos pacientes cumprindo quarentena todos os dias, em horários alternados, sempre de forma cidadã, verificando a saúde delas, mas também conscientizando para a necessidade de permanecerem em isolamento.

“Caso as equipes constatem descumprimento da quarentena por parte dos pacientes, a GCM elaborará boletim de ocorrência (BO) e encaminhará para a Polícia Civil, que investigará eventual crime contra a saúde pública”, explica o prefeito. “Essa é uma ação para conter a propagação do coronavírus em Botucatu sem que haja prejuízo ainda maior a nossas empresas”, complementa o chefe do Executivo botucatuense.

O munícipe pode relatar sintomas da covid-19 e denunciar aglomerações ou descumprimento do isolamento social para a Central Coronavírus, através do número (14) 3811-1519.


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.