Prefeito de Botucatu denuncia invasão de hackers em seu Facebook com postagens impróprias informá" />
27/08/2020
Prefeito de Botucatu denuncia invasão de hackers em seu Facebook com postagens impróprias

Foto - Ilustrativa/Divulgação

 

Em informática, hacker é um indivíduo que se dedica, com intensidade incomum, a conhecer e modificar os aspectos mais internos de dispositivos, programas e redes de computadores e  podem ser motivados por uma infinidade de razões

 

“Estamos investigando um ataque de hackers ao Facebook que transformou algumas de minhas postagens e de outras páginas da Cidade e de meios de comunicação no país em conteúdo pornográfico. Peço desculpas a todos que tiveram acesso a esse material e que se sentiram escandalizados. Obviamente que tal material não faz parte de nossas condutas”.

Foi desta maneira que o prefeito de Botucatu Mário Pardini se manifestou na manhã desta quinta-feira, dia 27, ao perceber que sua página de Facebook havia sido invadida por criminosos virtuais, conhecido como hackers, para postagens indevidas. O prefeito já alertou a Polícia Civil para que o crime seja investigado e o autor identificado.

Em informática, hacker é um indivíduo que se dedica, com intensidade incomum, a conhecer e modificar os aspectos mais internos de dispositivos, programas e redes de computadores. Hackers podem ser motivados por uma infinidade de razões, tais como lucro, protesto, coleta de informações, desafio, recreação, ou para avaliar as fraquezas do sistema para auxiliar na formulação de defesas contra hackers em potencial.

Graças a esses conhecimentos, um hacker frequentemente consegue obter soluções e efeitos extraordinários, que extrapolam os limites do funcionamento "normal" dos sistemas como previstos pelos seus criadores; incluindo, por exemplo, contornar as barreiras que supostamente deveriam impedir o controle de certos sistemas e acesso a certos dados.

Muitos hackers compartilham informações e colaboram em projetos comuns, incluindo congressos, ativismo e criação de software livre, constituindo uma comunidade hacker com cultura, ideologia e motivações específicas. Outros trabalham para empresas ou agências governamentais, ou por conta própria.

 

Facebook ciente

Em nota, o Facebook afirmou que está ciente de que algumas pessoas estão vendo conteúdos impróprios que violam as políticas da plataforma. "Estamos trabalhando para remover esses conteúdos o quanto antes."

Especialistas de segurança da informação trabalham com algumas hipóteses. Eles afirmam que o problema pode ter ocorrido em um CDN, servidor alocado próximo a pontos de consumo que, ao usar réplicas dos arquivos, acelera a chegada de um conteúdo ao usuário final. Isso explicaria porque o mesmo conteúdo aparece com a imagem correta a um usuário e com a imagem de nudez a outro.


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.