Sindicato dos Metalúrgicos busca prorrogar acordo de suspensão dos contratos de trabalho na Embraer
31/08/2020
Sindicato dos Metalúrgicos busca prorrogar acordo de suspensão dos contratos de trabalho na Embraer

Foto - Divulgação

Sindicato aguarda o posicionamento da empresa que está avaliando a proposta que se for aceita será apresentada em assembleia para que passe por votação secreta entre os trabalhadores

 

No final de setembro, será encerrado o prazo do acordo de suspensão dos contratos de trabalho entre a Embraer e a Caio/Induscar e começa a valer o acordo de redução de 40% de jornada e salários, sem o reembolso do governo.

O acordo que está em vigor prevê a suspensão temporária de contratos de trabalho por 60 dias, como forma de prevenção ao covid-19, o novo coronavírus, com redução de salário que varia de 17,5% a 36,35%. Para o trabalhador em home office, que realiza as atividades profissionais fora da empresa, de maneira parcial ou integral a redução é de 25%.

Mesmo faltando quatro semanas para o que o prazo do acordo seja encerrado o Sindicato dos Metalúrgicos já comunicou a direção da Caio/Induscar para que seja prorrogado por mais 60 dias. “Estamos aguardando retorno da empresa. Claro que isso é uma proposta e, caso a empresa aceite, vamos levar para assembleia, onde por voto secreto, os trabalhadores aprovarão ou não uma nova suspensão”, colocou o presidente Claudio Beiço.

Durante esse período de pandemia para preservar os empregos na Embraer já foram estabelecidas, desde o mês de março, medidas como implantação do trabalho remoto integral (home office), concessão de férias coletivas, suspensão temporária dos contratos de trabalho (lay-off) e redução da jornada de trabalho.

Também a empresa discute com sindicatos o Programa de Demissão Voluntária (PDV), propondo um pacote de incentivo para quem aderir incluindo extensão do plano de saúde para o colaborador e dependentes por seis meses, auxílio-alimentação de R$ 450 mensais pelo mesmo período, apoio para recolocação no mercado, indenização do restante da estabilidade do acordo coletivo que se encerra em agosto, verbas rescisórias comuns a desligamentos sem justa causa, entre outras coisas.


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.