Fundação CASA de Botucatu realiza atividade com foco voltado ao Dia da Consciência Negra
18/11/2020
Fundação CASA de Botucatu realiza atividade com foco voltado ao Dia da Consciência Negra

Durante palestra, a professora Rafaela Moretão, formada em Artes e especialista em Cultura Afro-Brasileira e Indígena, falará um pouco sobre a data e a influência dessa cultura na formação do Brasil  

 

Uma semana repleta de atividades com foco na igualdade de direitos, no resgate da ancestralidade africana e na luta contra o preconceito e discriminação. 

Essa será a agenda principal que os 133 centros da Fundação do Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA) localizados na capital, litoral e interior realizarão com os adolescentes em medida socioeducativa para celebrar a chegada do Dia da Consciência Negra, que será comemorado na próxima sexta-feira (20/11). 

No CASA Botucatu, o destaque fica por conta de uma palestra com a professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) de Avaré, Rafaela Moretão.  

Durante sua palestra, a professora, que formada em Artes e especialista em Cultura Afro-Brasileira e Indígena, falará um pouco sobre a data e a influência dessa cultura na formação do Brasil.  

 

A data

Dia Nacional da Consciência Negra, comemorar em 20 de novembro,  é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida por coincidir com o dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares, em 1695, um dos maiores líderes negros do Brasil que lutou pela libertação do povo contra o sistema escravista. O Dia da Consciência Negra é considerado importante no reconhecimento dos descendentes africanos e da construção da sociedade brasileira.

A data, dentre outras coisas, suscita questões sobre racismo, discriminação, igualdade social, inclusão de negros na sociedade e a cultura afro-brasileira, assim como a promoção de fóruns, debates e outras atividades que valorizam a cultura africana.

 

Laureen Mello Nottolini


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.