Prefeitura está com inscrições para capacitação sobre ressocialização de autores de violência doméstica
23/11/2020
Prefeitura está com inscrições para capacitação sobre ressocialização de autores de violência doméstica

Foto - Divulgação/ilustrativa

Voluntários são preparados para desenvolver ações com grupos de agressores e estarão aptos para ministrar palestras em ações direcionadas, como uma forma de ressocializá-los e evitar que voltem a cometer crimes

 

A Prefeitura de Botucatu, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Assessoria Municipal de Inclusão e o Conselho Municipal de Políticas para as Mulheres estão com inscrições abertas para o “Projeto Tempo de Despertar”.

A iniciativa foi idealizada em São Paulo, em 2014, pela Promotora de Justiça Dra. Maria Gabriela Prado Mansur, com objetivo de responsabilizar e ressocializar os agressores, combatendo à violência contra a mulher.

Por meio de uma capacitação, voluntários são preparados para desenvolver ações com grupos de agressores. Ao final da capacitação, os participantes estarão aptos para ministrar palestras em ações direcionadas, como uma forma de ressocializá-los e evitar que voltem a cometer crimes.

O Curso será ministrado “on line”, com duração de 16 horas, as terças-feiras das 19 às 21 horas. As aulas começam em 15 de dezembro. Podem participar pessoas com boa oratória, desprendimento para atender a este público em específico, conhecimento básico da legislação voltada à proteção da mulher, ensino médio completo, disponibilidade para prestação de serviço voluntário presencial e etc.

O número de vagas será limitado e as pessoas interessadas deverão realizar a inscrição pelo link (https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdx497BNLs75N-qG7lUS6-rTqiD_9zyr75ObVk4WqeDAgAb3g/viewform

 

Violência doméstica

É um padrão de comportamento que envolve violência ou outro tipo de abuso por parte de uma pessoa contra outra num contexto doméstico, como no caso de um casamento ou união de fato, ou contra crianças ou idosos. Quando é perpetrada por um cônjuge ou parceiro numa relação íntima contra o outro cônjuge ou parceiro denomina-se violência conjugal, podendo ocorrer tanto entre relações heterossexuais como homossexuais, ou ainda entre antigos parceiros ou cônjuges.

A violência doméstica pode assumir diversos tipos, incluindo abusos físicos, verbais, emocionais, económicos, religiosos, reprodutivos e sexuais. Estes abusos podem assumir desde formas subtis e coercivas até violação conjugal e abusos físicos violentos como sufocação, espancamento, mutilação genital feminina e ataques que provoquem desfiguração ou morte.


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.