Botucatu se encontra em região onde a transmissão de coronavírus está em estágio acelerado
02/12/2020
Botucatu se encontra em região onde a transmissão de coronavírus está em estágio acelerado

Plataforma criada por cientistas e pesquisadores da Unesp (Universidade Estadual Paulista) e da USP (Universidade de São Paulo) aponta que entre as 15 regiões mais afetadas está a de Bauru, onde Botucatu está inserida

 

O Estado de São Paulo tem 15 de suas 22 regiões com transmissão de covid-19, o novo coronavírus, em estágio acelerado. É o que aponta a atualização desta terça-feira (1º) do SP Covid-19 Info Tracker, plataforma criada por cientistas e pesquisadores da Unesp (Universidade Estadual Paulista) e da USP (Universidade de São Paulo). Entre as 15 regiões mais afetadas está a de Bauru, onde Botucatu está inserida.

Os dados indicam que as regiões com piores níveis de Rt, a taxa de transmissão de covid-19, são Ribeirão Preto (2,05), Baixada Santista (1,97), São José do Rio Preto (1,96), Presidente Prudente (1,89) e Grande SP Sudeste (1,86). Segundo informa a plataforma, todos os níveis acima de 1,0 representam a propagação acelerada da doença causada pelo coronavírus.

“O novo aumento deixou de ser exclusividade de Grande São Paulo e Baixada, passou a respingar nas cidades adjacentes e começa a ganhar forma no interior na última semana”, diz Wallace Casaca, professor da Unesp e coordenador da plataforma.

Por causa desses níveis, o governador de São Paulo João Doria (PSDB) anunciou na segunda-feira (30) que todo o estado voltasse para a fase amarela do Plano SP de flexibilização da quarentena. Algumas regiões que já estavam na fase verde, como a capital e a Grande São Paulo, também retrocederam de fase.

Com o claro aumento da instabilidade da pandemia, o governo e o centro de contingência da covid-19 decidiram que 100% do Estado de São Paulo vai retornar para a fase amarela do Plano São Paulo. Essa medida, quero deixar claro, não fecha comércio, nem bares, nem restaurantes. A fase amarela não fecha atividades econômicas, mas é mais restritiva nas medidas para evitar aglomerações e o aumento do contágio da covid-19”, disse o governador.

Segundo Doria, as medidas restritivas vão focar em bares, restaurantes e cinemas. As escolas, particulares e públicas, que estão abertas desde setembro no Estado e desde outubro, continuam em funcionamento.


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.