Moradores infectados com coronavírus continuam descumprindo isolamento social em Botucatu
15/03/2021
Moradores infectados com coronavírus continuam descumprindo isolamento social em Botucatu

Nesse trabalho denominado “Projeto Sentinela”, em conjunto com Prefeitura, os agentes municipais realizam visitas periódicas na casa as pessoas que tiveram resultado positivo para a doença   

 

O secretário municipal de Saúde, todos os dias, ao divulgar o boletim sobre a pandemia de covid-19,  o novo coronavírus,  não deixa de alertar que  apesar do alerta do aumento expressivo do contágio pela doença,  que vem levando a uma saturação em leitos em enfermaria ou Unidade de Terapia Intensiva (UTI) colocando Botucatu em alerta máximo, a Guarda Civil Municipal (GCM) continua flagrando regularmente moradores diagnosticados com a doença e que deveriam estar em suas residências cumprindo isolamento social (quarentena), para evitar a disseminação.

Nesse trabalho da GCM denominado “Projeto Sentinela”, em conjunto com Prefeitura, os agentes municipais realizam visitas periódicas na casa as pessoas que tiveram resultado positivo para a doença.  Em recente boletim divulgado, a Secretaria de Saúde revelou que estão em isolamento social mais 400 pessoas, proibidas de sair às ruas.

Entretanto, a despeito das medidas preventivas e orientações que estão sendo tomadas, os agentes municipais continuam flagrando pessoas contaminadas descumprindo a quarentena a levando o risco de contágio para outras pessoas, mesmo tendo elas assinado um termo de compromisso concordando em não sair de casa. No termo, o paciente também informa quem mora na residência, que também deve cumprir o isolamento social.

Para cada caso de munícipe infectado que não cumpre a medida, a Guarda Municipal elabora o boletim de ocorrência (BO) e aqueles que estejam descumprindo a quarentena podem ser multados e responder na Justiça por crime contra a saúde pública. A Guarda Municipal já realizou mais de 11 mil visitas. 

 

Projeto Sentinela

Com o entendimento de que o cumprimento rigoroso da quarentena para as pessoas que testaram positivo e contactantes, mesmo que assintomáticos, é fundamental para conter a propagação da doença e manter a flexibilização das atividades econômicas do município, a Prefeitura Municipal criou o Projeto Sentinela.

Além dos testes já realizados, acompanhamento por telefone da Central Coronavírus e a visita aleatória de fiscais as casas de pessoas com caso confirmado de covid-19, a Guarda Municipal está fazendo a fiscalização para que as pessoas que estão com a doença permaneçam em suas casas.

A Cidade foi separada por regiões para que todo o efetivo da Guarda Municipal realize visitas aos pacientes cumprindo quarentena todos os dias, em horários alternados, sempre de forma cidadã, verificando a saúde delas, mas também conscientizando para a necessidade de permanecerem em isolamento.


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.