Medidas de restrição para conter avanço do coronavírus no Município será neste final de semana
19/03/2021
Medidas de restrição para conter avanço do coronavírus no Município será neste final de semana

Decreto estipula como regra que o funcionamento do comércio estará permitido apenas aos serviços emergenciais de saúde e a circulação de pessoas será restrita aos serviços obrigatórios e deve ser comprovada

 

O Decreto Executivo das medidas de restrição para conter avanço do coronavírus no Município de Botucatu com vigência em dois finais de semana, com início nesta sexta-feira (19), das 20 horas até às 6 horas da manhã do dia 22 de março (segunda-feira), e das 20 horas do dia 26 (sexta-feira) até às 6 horas da manhã do dia 29 de março (segunda-feira), com a finalidade de conter o avanço da covid-19, o novo coronavírus na Cidade.

O prefeito Mário Pardini cita no documento que o agravamento do quadro em todo o Estado de São Paulo em relação as taxas de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e aceleração da transmissão do novo coronavírus trazem muita apreensão.

“Em Botucatu não é diferente e a notícia que os hospitais operam acima do limite de  ocupação de leitos em UTI estabelecem a necessidade de implementarmos medidas para redução da circulação de pessoas e, consequentemente, reduzir a transmissão do vírus em nosso município”, coloca o prefeito.

O decreto estipula como regra que o funcionamento do comércio estará permitido apenas aos serviços emergenciais de saúde: farmácias, hospitais e Prontos Socorros. Serviços de alimentação funcionarão apenas por delivery, incluindo supermercados, mercearias, hortifrutis e padarias.

A circulação de pessoas será restrita aos serviços obrigatórios. As pessoas deverão comprovar com documento o motivo da locomoção. Cita o prefeito que considerando os municípios com mais de 100 mil habitantes, Botucatu é a cidade no Estado de São Paulo hoje, com a menor taxa de letalidade por covid-19 e a segunda cidade com a menor taxa de mortalidade.

“Não podemos por tudo a perder. Lamentamos cada óbito ocorrido em nosso município. Amigos, parentes que se foram e que já deixam enorme saudade. Não podemos nos conformar, não podemos acostumar com a perda de pessoas tão importantes, amores de alguém, idosos, jovens, pais, mães, irmãos. Medidas duras, mas que são necessárias para que nossa Cidade não sofra um colapso no atendimento da saúde”, explica Pardini.

O chefe do Executivo enfatiza que a decisão foi tomada com o apoio do Sincomércio, Sincomerciários, ACEB, e os setores de indústrias, supermercados e postos de gasolina, bem como do Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da Unesp de Botucatu e da Unimed.


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.