Concluídas todas as etapas de detonação na represa do Rio Pardo, que foram iniciadas em janeiro
22/04/2021
Concluídas todas as etapas de detonação na represa do Rio Pardo, que foram iniciadas em janeiro

Obra que faz parte de um projeto de “segurança hídrica”,  objetiva garantir ao Município o abastecimento de água para cidadãos e empresas por pelo menos 6 décadas, possibilitando assim mais qualidade de vida e desenvolvimento econômico

 

Nesta quinta-feira, 22, a obra da barragem do Rio Pardo teve mais um avanço com a finalização das etapas de detonação na represa do Rio Pardo, zona rural de Botucatu. Os serviços foram realizados atendendo às normas e parâmetros de segurança do Plano de Detonação da obra. As detonações foram iniciadas de janeiro.

A barragem do Rio Pardo garantirá a autossuficiência no abastecimento de água em Botucatu nas próximas décadas. A vazão estimada para atender a população botucatuense é de 800 litros de água a cada segundo, muito superior à capacidade média atual de produção do Rio Pardo.

“Agora, a obra parte para o tratamento da fundação no eixo da barragem de concreto, com injeção de nata de cimento, e retomada do aterro compactado”, colocou o prefeito Mário Pardini. ” Nosso sonho é que entre 2022 e 2023 possamos iniciar a operação deste equipamento e garantir o abastecimento da cidade por 50, 60 anos”, acrescentou o chefe do Executivo.

A Represa do Rio Pardo ficará 9 km à montante da Represa do Mandacaru, acima da Cachoeira do Véu da Noiva. Seu volume total de reservação é de 9 bilhões de litros de água. Sua área chegará a 280 hectares, sendo 130 de Área de Proteção Permanente.  Somente a barragem terá 566 metros de extensão, com profundidade que varia entre 15 e 20 metros.


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.