Pesquisa do Ministério da Saúde prevê vacinação em massa contra a covid-19 em Botucatu
27/04/2021
Pesquisa do Ministério da Saúde prevê vacinação em massa contra a covid-19 em Botucatu

Fotos - Divulgação

Ministro Marcelo Queiroga anuncia a pesquisa ao lado do prefeito Mário Pardini e o secretário de Saúde André Spadaro

 

De acordo com o Ministério da Saúde, Botucatu foi escolhida porque reúne uma série de condições que fazem da região o local ideal para esse tipo de análise, que combina testagem em massa e sequenciamento genético da covid-19  

 

“Uma das etapas mais críticas de um projeto de pesquisa sério, de relevância internacional, é a sua apreciação e aprovação na Comissão Nacional de Ética em Pesquisa, etapa superada na data de hoje. Em breve Botucatu será palco de um milagre, e de um extenso e grandioso trabalho de imunização. Toda honra e toda glória a Deus!”.

Foi desta maneira que o prefeito de Botucatu Mário Pardini comemorou o resultado de um projeto clínico que estudará a eficácia da vacina da Oxford/AstraZeneca, após as tratativas que vêm sendo realizadas há vários dias em reuniões em Brasília.

A informação foi confirmada na noite desta nesta terça-feira, dia 27,  através do Ministério da Saúde que divulgou que vai vacinar toda a população de Botucatu contra a covid-19 para desenvolver uma pesquisa que procura avaliar a eficácia do imunizante da Fiocruz contra novas cepas do coronavírus.  O estudo terá uma duração estimada de oito meses, incluindo a aplicação das duas doses e o acompanhamento da população que recebeu essas vacinas. O próprio ministro da Saúde Marcelo Queiroga anunciou a pesquisa ao lado do prefeito Mário Pardini e do secretário de Saúde André Spadaro

De acordo com o Ministério da Saúde, Botucatu foi escolhida porque reúne uma série de condições que fazem da região o local ideal para esse tipo de análise, que combina testagem em massa e sequenciamento genético da covid-19.  A pesquisa foi aprovada pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) e, segundo o Ministério da Saúde, estará apta para começar em breve.

O Ministério da Saúde também destacou que Botucatu já vinha adotando algumas medidas que foram cruciais para o desenvolvimento da pesquisa, como a testagem de todos os sintomáticos de síndromes gripais com o exame RT-PCR.

O município tem cerca de 150 mil habitantes, dos quais 106 mil são maiores de 18 anos. Pelo projeto de vacinação em massa, todos esses serão vacinados, e os casos positivos na região, sequenciados. Com isso, segundo o Ministério da Saúde, será possível saber a efetividade da vacina produzida pela Fiocruz contra todas as cepas que circulam na cidade.

Além do Ministério da Saúde, a pesquisa conta com uma série de parceiros, como a Universidade de Oxford, o laboratório AstraZeneca, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a Fundação Gates, a Universidade Estadual Paulista (Unesp) e a Prefeitura de Botucatu.

Além da efetividade contra as variantes, o Ministério da Saúde informou que a pesquisa vai servir de subsídio para comparar o quão eficiente foi a vacinação em massa em relação aos outros municípios da região.  As doses da vacina AstraZeneca/Oxford serão doadas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) ao estudo.


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.