Pesquisa e vacinação em massa contra covid-19 em Botucatu repercute em todo Brasil
28/04/2021
Pesquisa e vacinação em massa contra covid-19 em Botucatu repercute em todo Brasil

Botucatu possui cerca de 150 mil habitantes, sendo aproximadamente 70% maiores de 18 anos. Pelo projeto de vacinação em massa, todos esses serão vacinados, e os casos positivos na região, sequenciados

 

Ganhou repercussão nacional o anúncio do ministro de Saúde,  Marcelo Queiroga,  sobre  a aprovação do projeto de pesquisa envolvendo a Prefeitura de Botucatu, Ministério da Saúde, Governo Federal, Unesp, Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu, Universidade de Oxford e Fundação Gates irá vacinar toda a população adulta de Botucatu. Anúncio sobre esta pesquisa foi feita pelo ministro, em Brasília, ao lado do prefeito Mário Pardini e o secretário de Saúde André Spadaro.

Essa iniciativa, que combina testagem em massa, sequenciamento genético da covid-19, o novo coronavírus,  e vacinação de toda a população adulta, foi aprovada na noite da última terça-feira, 27, pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) e estará apta para começar nas próximas semanas. As doses da vacina AstraZeneca/Oxford serão doadas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) ao estudo.

"Essa fase de estudos é justamente para avaliar a efetividade da vacina contra as possíveis variantes desse vírus. Então, nós vamos vacinar a população de Botucatu inteira. Essa pesquisa trará resposta acerca do que queremos saber o uso da vacinação", destacou o ministro da saúde, Marcelo Queiroga 

O coordenador da pesquisa, Carlos Magno Fortaleza, explicou que a cidade foi escolhida por causa do número de habitantes e por estar próxima de um hospital de referência que pode analisar os testes da população.

"Nós precisamos saber qual é o impacto dela em uma situação de vida real. Nós temos, por exemplo, o estudo de Serrana, da CoronaVac, que busca saber isso, e o estudo em Botucatu, grosso modo, é um estudo que também tem esse objetivo - ou seja, avaliar qual é o impacto de uma vacinação de todas as pessoas elegíveis a receber a vacina nessa situação", disse o coordenador. “A cidade de Botucatu se tornou importante porque tem algumas características que não se encontram ao mesmo tempo em outros municípios brasileiros”, acrescentou. 

A pesquisa conta ainda com uma série de parceiros, dentre os quais o laboratório AstraZeneca e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O município já vinha adotando algumas medidas que foram cruciais para o desenvolvimento da pesquisa, como a testagem de todos os sintomáticos de síndromes gripais com o exame RT-PCR.

Botucatu possui cerca de 150 mil habitantes, sendo aproximadamente 70% maiores de 18 anos. Pelo projeto de vacinação em massa, todos esses serão vacinados, e os casos positivos na região, sequenciados. Com isso, será possível saber a efetividade da vacina produzida pela Fiocruz contra todas as cepas que circulam na Cidade.

“Uma das etapas mais críticas de um projeto de pesquisa sério, de relevância internacional, é a sua apreciação e aprovação na Comissão Nacional de Ética em Pesquisa, etapa que superamos na noite desta terça-feira, 27. Em breve Botucatu será palco de um milagre, e de um extenso e grandioso trabalho de imunização. Só Deus para unir todas essas instituições”, comemorou o prefeito Mário Pardini.

O secretário de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde, Hélio Angotti, pontua que a pesquisa trará informações cruciais para o planejamento da imunização em todo o país. "Nós poderemos ter mais informações dessas variantes e da relação com a vacina. É uma pesquisa muito importante, eu diria não só para o Brasil, mas para o mundo inteiro", disse Angotti.

"O grande diferencial desse projeto é o sequenciamento genético de todos os casos positivos, não só de uma amostragem. Ou seja, todos os casos positivos, num período de oito meses de estudo, serão sequenciados para saber exatamente qual é a cepa e avaliar exatamente qual é a efetividade da vacina da AstraZeneca com relação a casos graves, internação, necessidade de ventilação mecânica e óbito. Então, são informações importantes não só localmente, mas para o Ministério da Saúde, Governo Federal e toda a comunidade científica internacional", reforçou o secretário municipal de Saúde de Botucatu, André Spadaro.

Além da efetividade contra as variantes, a pesquisa servirá de subsídio para comparar a eficiência da vacinação em massa em relação aos outros municípios da região.  O estudo terá uma duração estimada de oito meses, que incluirá a aplicação das duas doses e o acompanhamento da população que recebeu essas vacinas.


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.