Botucatu deve usar logística de eleição para vacinação em massa contra a covid-19 num único dia
30/04/2021
Botucatu deve usar logística de eleição para vacinação em massa contra a covid-19 num único dia

Intenção é vacinar toda a população com 18 anos ou mais em apenas um dia, usado a logística da eleição, onde cada eleitor se dirige à seção onde costuma votar para ser imunizado contra a covid-19

 

Numa reunião realizada no gabinete do prefeito de Botucatu Mário Pardini, contando com a participação do juiz eleitoral Marcus Vinícius Bachiega, do chefe do Cartório Eleitoral, Igor Inácio; do promotor eleitoral Paulo Sérgio Abujamra;  e os secretários municipais de Saúde André Spadaro e Administração, Fábio Leite,  foi discutida e acertada a logística a ser utilizada  para realização da vacinação em massa da covid-19, o novo coronavírus na Cidade.

“Nossa intenção é vacinar toda a população com 18 anos ou mais em apenas um dia, usado a logística da eleição, onde cada eleitor se dirige à sua seção para exercer o direito do voto. No caso da vacinação seria o mesmo processo e o munícipe iria até o local onde costuma votar para ser imunizado contra a covid-19, pelos profissionais de Saúde que atuam no Município”, explica o prefeito Mário Pardini.

A Cidade irá fazer parte de um projeto de pesquisa envolvendo a Prefeitura de Botucatu, Ministério da Saúde, Governo Federal, Unesp, Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu, Universidade de Oxford e Fundação Gates para vacinar toda a população adulta de Botucatu. Anúncio sobre esta pesquisa foi feita esta semana pelo ministro Marcelo Queiroga, em Brasília, ao lado do prefeito Mário Pardini e o secretário de Saúde André Spadaro.

“Essa sistemática de vacinação evitaria que pessoas que não moram em Botucatu e não estejam dentro da pesquisa do ministério sejam imunizadas.  A previsão inicial seria imunizar toda a população em 15 dias, mas pretendemos fazer isso em apenas um”, previu o prefeito.

 

Como será a logística

- O cidadão se desloca para sua sessão eleitoral (escolas ou locais de votação)

- O eleitor/morador passará por uma triagem, com situação eleitoral, ou seja, portando seu título e documentos, comprovante de residência, entre outros pontos que ainda serão definidos para dar rigor ao processo.

- Aprovado em sua sessão eleitoral, o eleitor/morador ganha da Justiça Eleitoral uma identificação de autorização e vai até o local de vacinação, que deverá ser no mesmo local, ou seja, no pátio da escola ou local de votação, onde apresentará esse ‘passaporte’.

- Forças de Segurança (Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Municipal) deverão dar suporte em todos os locais de vacinação e coibir a presença de pessoas não aptas a receber o imunizante.

- A Justiça Eleitoral deverá bloquear as transferências de títulos a partir de agora e durante o período de pesquisa e vacinação. Só serão válidos os pedidos já feitos em um período anterior ao da divulgação da vacinação em massa.

 

Relembrando a pesquisa

Essa iniciativa, que combina testagem em massa, sequenciamento genético da covid-19, o novo coronavírus, e vacinação de toda a população adulta, foi aprovada pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) e estará apta para começar nas próximas semanas. As doses da vacina AstraZeneca/Oxford serão doadas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) ao estudo.

"Essa fase de estudos é justamente para avaliar a efetividade da vacina contra as possíveis variantes desse vírus. Então, nós vamos vacinar a população de Botucatu inteira. Essa pesquisa trará resposta acerca do que queremos saber o uso da vacinação", destacou o ministro da saúde, Marcelo Queiroga 

A pesquisa conta ainda com uma série de parceiros, dentre os quais o laboratório AstraZeneca e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O município já vinha adotando algumas medidas que foram cruciais para o desenvolvimento da pesquisa, como a testagem de todos os sintomáticos de síndromes gripais com o exame RT-PCR.

Botucatu possui cerca de 150 mil habitantes, sendo aproximadamente 70% maiores de 18 anos. Pelo projeto de vacinação em massa, todos esses serão vacinados, e os casos positivos na região, sequenciados. Com isso, será possível saber a efetividade da vacina produzida pela Fiocruz contra todas as cepas que circulam na Cidade.

“Uma das etapas mais críticas de um projeto de pesquisa sério, de relevância internacional, é a sua apreciação e aprovação na Comissão Nacional de Ética em Pesquisa, etapa que superamos na noite desta terça-feira, 27. Em breve Botucatu será palco de um milagre, e de um extenso e grandioso trabalho de imunização. Só Deus para unir todas essas instituições”, comemorou o prefeito Mário Pardini.

O secretário de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde, Hélio Angotti, pontua que a pesquisa trará informações cruciais para o planejamento da imunização em todo o país. "Nós poderemos ter mais informações dessas variantes e da relação com a vacina. É uma pesquisa muito importante, eu diria não só para o Brasil, mas para o mundo inteiro", disse Angotti.

"O grande diferencial desse projeto é o sequenciamento genético de todos os casos positivos, não só de uma amostragem. Ou seja, todos os casos positivos, num período de oito meses de estudo, serão sequenciados para saber exatamente qual é a cepa e avaliar exatamente qual é a efetividade da vacina da AstraZeneca com relação a casos graves, internação, necessidade de ventilação mecânica e óbito. Então, são informações importantes não só localmente, mas para o Ministério da Saúde, Governo Federal e toda a comunidade científica internacional", reforçou o secretário municipal de Saúde de Botucatu, André Spadaro.

Além da efetividade contra as variantes, a pesquisa servirá de subsídio para comparar a eficiência da vacinação em massa em relação aos outros municípios da região.  O estudo terá uma duração estimada de oito meses, que incluirá a aplicação das duas doses e o acompanhamento da população que recebeu essas vacinas.


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.