Hospital do Bairro deverá passar por reformas para realização de cirurgias eletivas
30/04/2021
Hospital do Bairro deverá passar por reformas para realização de cirurgias eletivas

A intenção é que o hospital venha ser um prolongamento do HC da Unesp para realização das cirurgias eletivas, dotado de toda infraestrutura necessária para prestar atendimento à população

 

O prefeito Mário Pardini revelou que o Hospital do Bairro (antigo Sorocabana), na Vila dos Lavradores, deverá passar por reformas para realização de cirurgias eletivas com o objetivo de desafogar o Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), Unesp, que interrompeu o processo em razão da pandemia de covid-19, o novo coronavírus.

A reforma e compra de equipamentos seria possível usando dinheiro que o prefeito reservou para aquisição de vacinas contra a covid-19. Como Botucatu faz parte de um projeto de pesquisa de imunização em massa da população com 18 anos ou mais, esse dinheiro seria revertido para o hospital. Com o projeto, as vacinas para Botucatu virão diretamente do Ministério de Saúde, ou seja, sem custos.

“Temos um hospital pronto que hoje está recebendo pacientes com covid-19. Nossa expectativa é que com a vacinação em massa da população o número pessoas contaminadas que necessitam de internação diminua no segundo semestre”, prevê o prefeito.

“A intenção é que o Hospital do Bairro venha ser um prolongamento da Unesp para realização das cirurgias eletivas, dotado de toda infraestrutura necessária para prestar, futuramente, atendimento à população”,  complementa Pardini.

Vale destacar que as cirurgias eletivas são procedimentos que não precisam ser realizados em caráter de urgência, ou seja, podem ser agendadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). As áreas mais comuns que se encaixam no perfil das eletivas são as cirurgias para resolução de problemas ortopédicos, oftalmologia (especialmente casos de catarata), otorrinolaringologia (responsável por tratar ouvidos, nariz e garganta), urologia (trata do aparelho urinário) e a cirurgia vascular (especialmente as cirurgias de varizes)

Para realizar uma cirurgia eletiva o paciente deve passar por uma avaliação médica na rede do SUS e o médico indica a necessidade desse paciente para agendar e realizar o procedimento cirúrgico. Além das cinco prioritárias, a população pode ter acesso a operações de traumato-ortopedia, otorrinolaringologia, oftalmologia, urologia, ginecologia, angiologia, proctologia, mastologia, gastroenterologia e cirurgia geral.


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.