Empresa de ex-aluno da FCA da Unesp de Botucatu vai oferecer bolsas de Iniciação Científica
03/05/2021
Empresa de ex-aluno da FCA da Unesp de Botucatu vai oferecer bolsas de Iniciação Científica

Num primeiro momento, essa colaboração se dará na forma de pagamento de duas bolsas de Iniciação Científica para alunos da FCA interessados em pesquisar doenças de seringueiras

 

A Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais – Fepaf – firmou um convênio com a empresa Rubber Route Indústria e Comércio de Borracha, com o objetivo de incentivar projetos de pesquisa desenvolvidos na Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Unesp, câmpus de Botucatu, relacionados a seringueira e produção de borracha.

Num primeiro momento, essa colaboração se dará na forma de pagamento de duas bolsas de Iniciação Científica para alunos da FCA interessados em pesquisar doenças de seringueiras. A seleção dos alunos e dos seus respectivos projetos de pesquisa acontecerá a partir do momento do retorno das atividades presenciais. Além disso, a Rubber Route irá fornecer apoio para a implantação de um jardim clonal de seringueiras para uso em pesquisas, junto ao Departamento de Proteção Vegetal da Faculdade.

A Rubber Route é uma empresa especializada na prestação de assessorias e consultorias técnicas, apoio ao ensino e pesquisa e outras atividades de serviços voltadas para negócios como beneficiamento, gerenciamento de produtos e comercialização de borracha natural para aplicações nos segmentos pneumáticos, de autopeças, de artefatos de borracha e adesivos.

A empresa foi criada em 2015 por Juan Sierra Hayer, mestre e doutor em Agronomia – Proteção de Plantas pela FCA. Sua parceria com a Fepaf está diretamente relacionada à sua história com a Faculdade e com a Fepaf, como conta o professor Edson Luiz Furtado, seu orientador. “Juan veio de Medellín, na Colômbia, há mais de dez anos, para estudar na FCA, sem apoio e sem bolsa, com a cara e a coragem. Conseguimos uma bolsa de apoio financeiro para ele, por meio de meus projetos com a Fepaf. Para complementar a renda e conseguir se manter aqui, Juan trabalhou num restaurante de Botucatu no período noturno. Fez seu mestrado e doutorado, já com bolsa Capes, sempre trabalhando com doenças da seringueira, tema com o qual ele começou a trabalhar ainda na Colômbia. Sempre foi muito esforçado, conseguiu obter os dois títulos pela Unesp, atuou no setor privado e tornou-se um empreendedor”.

Após um período nos Estados Unidos, Juan criou a Rubber Route com a finalidade de prestar serviços de consultoria e assessoria na área de gerenciamento, manejo agronômico e diagnóstico de doenças da seringueira. Em 2019 a empresa incorpora uma gestão de qualidade e uma estrutura jurídica, financeira e comercial focada no serviço de beneficiamento, gerenciamento de produtos e comercialização de coágulo e borracha natural tecnicamente especificada (TSR).

“Ao conseguir a sustentação financeira da sua empresa no mercado da borracha, Juan me procurou e me disse que gostaria de retribuir um pouco da ajuda que recebeu em Botucatu. Esse retorno do Juan é uma amostra da gratidão dele para com a escola e com a recepção que ele teve aqui”, conta o professor Furtado. “E é uma iniciativa muito interessante, porque a Iniciação Científica é a porta de entrada dos alunos para o campo da pesquisa. A simbologia disso para nós é fantástica”.

Hoje, Juan Hayer é um profissional especializado no estabelecimento, controle de qualidade e manejo da seringueira em todas suas fases improdutivas e produtivas. Desenvolve trabalhos como palestrante, conferencista, assessor, consultor com empresas particulares do México, Colômbia, Brasil, Guatemala, na área de gerenciamento, controle de qualidade, implantação da cultura da seringueira, industrialização, compra e venda de látex e borracha.

A Rubber Route adota como seus valores a ética, o compromisso, a justiça e a coerência. Para a empresa, a continuidade de forma sustentável do mercado da cadeia produtiva da borracha natural, tanto nacional como internacional, é de suma importância para o desenvolvimento de políticas de compliance (o conjunto de disciplinas a fim de cumprir e se fazer cumprir as normas legais e regulamentares, as políticas e as diretrizes estabelecidas para o negócio e para as atividades da instituição ou empresa) que permitam a seus clientes, colaboradores, fornecedores, bancos, governo e acionistas, segurança e transparência no desenvolvimento dos negócios.

“É um sentimento muito bom poder agradecer e retribuir um pouco do que a Unesp, a FCA e a Fepaf fizeram por mim. Isso me marcou muito. Atualmente, com a empresa crescendo, posso retribuir apoiando as pesquisas com as bolsas de estudo para estudantes carentes, que precisem de auxílio para se manter em Botucatu”, afirma Juan Hayer. “Eu vivi isso e sei que muita gente que vem de fora realmente precisa de um auxílio desse tipo para sua manutenção”.

Por: Sérgio Santa Rosa


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.