Mais de mil pessoas já se cadastraram para ajudar na vacinação em massa contra covid em Botucatu
05/05/2021
Mais de mil pessoas já se cadastraram para ajudar na vacinação em massa contra covid em Botucatu

Cidade com 150 mil habitantes vai participar de estudo inédito sobre a eficácia da vacina Oxford/ AstraZenecae os voluntários vão fazer triagem da documentação dos moradores e terão prioridade na imunização

 

Mais de mil pessoas se cadastraram para ajudar, de forma voluntária, na vacinação em massa contra a covid-19, o novo coronavírus, em Botucatu. A Justiça Eleitoral começou a fazer os cadastros nesta terça-feira (4) e, em menos de 24 horas, 1,2 mil pessoas se inscreveram para participar.

De acordo com a prefeitura, a expectativa era conseguir 800 voluntários, que trabalharam nas eleições de 2020 e serão responsáveis por fazer a triagem da documentação apresentada para que o morador seja encaminhado para a vacinação.

Botucatu está participando de um estudo inédito do Ministério da Saúde sobre a eficácia da vacina Oxford/AstraZeneca e toda a população adulta será imunizada. Ainda não há data definida para o início da vacinação.

Nesta semana, a prefeitura está trabalhando em um planejamento para imunizar todos os moradores acima de 18 anos em um período de 15 dias. Para isso, os 45 locais de votação da cidade, com 301 seções eleitorais, estão sendo organizados para se transformarem em salas de vacinação.

Mesmo com o cartório fechado para atendimento presencial, servidores estão trabalhando para separar a lista de pessoas que serão vacinadas em cada local e os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para os voluntários.

A prefeitura de Botucatu informou que já enviou todos os documentos necessários para o Ministério da Saúde e, agora, aguarda um retorno com relação à assinatura de convênios para liberação de recursos para a Unesp começar a se preparar para o estudo e também iniciar a imunização.

De acordo com o chefe do cartório eleitoral, Igor Ignácio, é importante que os moradores continuem se cadastrando para serem voluntários mesmo já tendo atingido o número de inscrições previstas.

"A proposta é sempre deixar pessoas de reserva porque podem acontecer eventualidades, existir ausência, e a gente vai adotar um número maior por escola para suprir alguma necessidade de saída emergencial e ajudar as pessoas que estarão se locomovendo até os colégios eleitorais para serem identificadas e vacinadas", explica.

Os interessados devem enviar nome completo e CPF para o WhatsApp (14) 3814-5536 ou para o e-mail ze026@tre-sp.jus.br até sexta-feira (7). O cartório está com atendimento presencial suspenso.

Por se tratar de trabalho voluntário, a prefeitura informou que não haverá a concessão de dias de abono, mas as pessoas que participarem terão prioridade na vacinação contra a Covid-19.

 

Estudo inédito

Na pesquisa do Ministério da Saúde, que deve começar em até duas semanas, toda a população da cidade com mais de 18 anos que ainda não foi imunizada receberá as doses da vacina. Segundo a prefeitura, são cerca de 80 mil pessoas.

A prefeitura ainda está definindo quais são os critérios e a documentação que será exigida no momento da vacinação em massa, mas adiantou que um dos critérios será o comprovante de residência pelo menos dos últimos três meses.

Desde o anúncio do Ministério da Saúde sobre a vacinação em massa, o setor imobiliário de Botucatu informou que registrou nos um aumento na procura pelo aluguel de imóveis. Segundo os donos de imobiliárias, essa procura aumentou mais de 70% nos últimos dias.

A busca por transferência de título de eleitor também aumentou. Na última semana, foram 80 pedidos, enquanto a média neste período é de apenas cinco solicitações.

Além dos critérios para evitar que pessoas que não são moradoras da cidade participem da vacinação em massa, a administração municipal também está fazendo um planejamento para evitar aglomerações durante as aplicações.

Botucatu tem 22 salas de vacina e está pensando em como vai utilizá-las, além da vacinação em sistema drive-thru, de casa em casa, e com o apoio da Justiça Eleitoral.

Entre outros pontos que já foram definidos, a prefeitura informou que vai criar a Central de Coleta de Dados, que vai funcionar junto com a Central de Monitoramento da Covid-19 que já existe no município. A ideia é facilitar a coleta dos dados para o sequenciamento genético.

"O principal objetivo é coletar dados para execução da pesquisa, dados das pessoas que testaram positivo, das pessoas que são contactantes daquelas que testaram positivo e, especialmente, do sequenciamento genético que vai ser feito", pontua o prefeito Mário Pardini.

Com TV TEM


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.