Novos casos confirmados de covid-19 em Botucatu apontam crescimento nas três últimas semanas
30/05/2021
Novos casos confirmados de covid-19 em Botucatu apontam crescimento nas três últimas semanas

No recente boletim deste sábado (29), Spadaro revelou que a semana epidemiológica fechou a 638 novos casos, ou seja mais de 100 casos por dia, percentual de 0,6% acima dos dados da semana passada

 

Nas três últimas semanas, de acordo com a dados divulgados pela secretário municipal de Saúde, André Spadaro, sobre a pandemia de covid-19, o novo coronavírus, em Botucatu, aponta novo aumento no número de novos casos da doença. No recente boletim deste sábado (29), Spadaro revelou que a semana epidemiológica fechou a 638 novos casos, ou seja mais de 100 casos por dia, percentual de 0,6% acima dos dados da semana passada.

 “Nos encontramos em um patamar de transmissão muito elevada, sendo nas últimas três semanas tivemos o maior número de casos positivos em toda pandemia, conforme temos ressaltado ultimamente, ainda antes da vacinação em massa”, disse o secretário, voltando a realçar que com esse alto número da pandemia na Cidade, é fundamental que a população não relaxe nas medidas de prevenção.

 “É importante que a população colabore fazendo uso rigoroso e correto de máscara, lavagem frequente das mãos com água e sabão ou álcool em gel, distanciamento seguro entre as pessoas, evitando, principalmente, situações de aglomeração e reuniões de grupos familiares e amigos neste momento e não sair de casa sem necessidade nas próximas semanas”, colocou Spadaro.

 

Novas cepas

Vale lembrar que embora Botucatu esteja participando da vacinação em massa da população acima dos 18 anos, como parte de um estudo inédito feito pela Unesp e universidade de Oxford, em parceria com Ministério da Saúde, para avaliar a efetividade da vacina Oxford/AstraZeneca contra a covid-19, inclusive na prevenção às novas cepas do coronavírus, ainda é elevado o número de novos casos de infecção da doença.

O infectologista e coordenador da pesquisa, Carlos Magno Fortaleza, falou sobre este avanço e sobre as expectativas em relação a vacinação. "Infelizmente o número de casos está aumentando e nós acreditamos que duas semanas antes da vacinação ouve uma euforia, uma sensação falsa de segurança que fez com que as pessoas se aglomerassem e relaxassem nos cuidados. Então tivemos um aumento dos casos de covid", afirma.

O médico também falou sobre a expectativa de melhora nos números com o passar do período para a vacina começar a produzir os anticorpos. "Nossa expectativa é que três ou quatro semanas após a vacinação, quando nós começamos a ter anticorpos eficazes nas pessoas, haja uma queda significativa de casos. Isso vai ocorrer em junho."


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.