Primeiros resultados positivos da vacinação em massa em Botucatu ganha projeção nacional
28/06/2021
Primeiros resultados positivos da vacinação em massa em Botucatu ganha projeção nacional

De acordo com o Ministério da Saúde, Botucatu foi escolhida porque reúne uma série de condições que fazem da região o local ideal para esse tipo de análise, que combina testagem em massa e sequenciamento genético da covid-19   

 

Chegou a nível nacional os primeiros resultados positivos da vacinação em massa na população de Botucatu contra a covid-19, o novo coronavírus, com a primeira dose aplicada em 16 de Maio, com previsão da segunda dose para o mês de agosto.  O número de novos casos de pessoas infectadas teve uma queda de 71.3% fechando a recente semana epidemiológica (dia 26), em 283 casos. Muito distante dos 988 casos da semana do dia 12 e dos 515 casos registrados na semana do dia 19.

A Cidade de Botucatu foi escolhida para a realização de uma vacinação em massa contra covid-19 como parte do projeto de estudo da vacina produzida pelo laboratório Astrazeneca, Universidade de Oxford e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), elaborado pela parceria entre a Prefeitura Municipal, Ministério da Saúde, Governo Federal, Unesp, Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu e Fundação Gates.

Estudo procura avaliar a eficácia do imunizante e terá duração estimada de oito meses, incluindo a aplicação das duas doses e o acompanhamento da população que recebeu essas vacinas. De acordo com o Ministério da Saúde, Botucatu foi escolhida porque reúne uma série de condições que fazem da região o local ideal para esse tipo de análise, que combina testagem em massa e sequenciamento genético da covid-19.  A pesquisa foi aprovada pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep).

O Ministério da Saúde também destacou que Botucatu já vinha adotando algumas medidas que foram cruciais para o desenvolvimento da pesquisa, como a testagem de todos os sintomáticos de síndromes gripais com o exame RT-PCR. Além da efetividade contra as variantes, o Ministério da Saúde informou que a pesquisa vai servir de subsídio para comparar o quão eficiente foi a vacinação em massa em relação aos outros municípios da região

 

Sequenciamento genético

O secretário municipal de Saúde, André Spadaro, enfatizou que o ponto mais importante desse estudo é fazer o sequenciamento genético de todos os casos positivos de covid para saber qual é o tipo de vírus que infectou cada pessoa. “Ou seja saber se é o vírus que originou a pandemia ou se é uma cepa variante, tipo a P1 brasileira de Manaus ou outras já identificadas”.

Além disso, prossegue Spadaro, saber como se comporta a infecção para cada tipo de cepa identificada e saber qual a proteção que a vacina tem para cada tipo de vírus, do coronavírus. “E nesse ponto é preciso esclarecer uma etapa importante do estudo e pedir a colaboração de todos para seu bom andamento”.

Spadaro aponta que, da mesma forma que vem sendo feito há mais de um ano, “todas as pessoas que apresentarem sintomas gripais devem continuar entrando em contato com a Central Coronavírus ou procurar uma unidade de saúde para colher o teste PCR, aquele que se colhe uma amostra com uma espécie de cotonete introduzido no nariz e na garanta para saber se você está com covid-19”.


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.