Arquidiocese de Botucatu divulga os referenciais de seus onze setores pastorais
07/07/2021
Arquidiocese de Botucatu divulga os referenciais de seus onze setores pastorais

Referencial, entre outras coisas, tem por finalidade zelar para que cada grupo do setor pastoral tenha seu coordenador arquidiocesano e, se possível, também o assessor; incentivar para que cada grupo trabalhe de acordo com o seu objetivo, metodologia e espiritualidade

 

Gesiel Júnior

Especial para o Tribuna de Botucatu

 

Com aprovação do arcebispo de Botucatu, dom Maurício Grotto de Camargo, o coordenador arquidiocesano de Pastoral, padre José Aparecido Hergesse divulgou ontem, 6, os nomes dos referenciais de onze pastorais da Igreja Católica na região.

“O referencial, antes chamado de presidente de comissão, tem por finalidade zelar para que cada grupo do setor pastoral tenha seu coordenador arquidiocesano e, se possível, também o assessor; incentivar para que cada grupo trabalhe de acordo com o seu objetivo, metodologia e espiritualidade; servir de moderador no caso de alguma divergência ou conflito entre assessores ou membros das pastorais e movimentos; e participar da reunião dos referenciais com o coordenador arquidiocesano de Pastoral”, explicou Hergesse.

 

Quem é quem nos setores

Para a Pastoral da Comunhão e Participação o referencial é o padre Tarcísio César de Oliveira Pinto, pároco de Cerqueira César. Cabe a ele conduzir os trabalhos de integrantes de Conselhos Administrativos Paroquiais, de Conselhos Missionários de Pastoral Paroquial e da Pastoral do Dízimo.

O diácono Marcos Tozadore, da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, de Botucatu, é o referencial da Pastoral da Família, enquanto o cônego Alberto Campezato, pároco de Rubião Júnior, é o da Pastoral das Vocações, tendo como atribuição acompanhar também os trabalhos da Pastoral Presbiteral, os religiosos e os diáconos permanentes.

Da Pastoral da Liturgia o referencial é o padre Bruno Gonçalves de Oliveira, pároco do Santuário de Nossa Senhora das Dores, de Avaré, que reúne os ministros extraordinários da Palavra, ministros extraordinários da Comunhão Eucarística, ministros extraordinários das Exéquias, bem como integrantes da Pastoral do Canto Litúrgico, além de coroinhas e acólitos.

O referencial da Pastoral da Catequese é o padre Ricardo Vieira, que acompanhará também a Pastoral do Batismo, Pastoral da Catequese de 1ª Eucaristia, Pastoral da Crisma, Pastoral da Perseverança, Pastoral da Catequese de Adultos e Escola Catequética.

Pelos movimentos eclesiais o referencial é o padre Fernando Maróstica, pároco da Igreja de Cristo Ressuscitado, de Lençóis Paulista, que dará assistência para o Apostolado da Oração, Legião de Maria, Cursilhos de Cristandade, Treinamento de Liderança Cristã (TLC), Focolarinos, Encontro de Casais com Cristo (ECC), Terço dos Homens, Renovação Carismática Católica (RCC), Equipes de Nossa Senhora, Oficina de Oração e Vida, Ecumenismo e Diálogo Inter-Religioso, Pontifícias Obras Missionárias, Bandeiras do Divinos e Irmãos do Santíssimo Sacramento.

Das Pastorais Sociais o referencial é o padre José Francisco Antunes, pároco da Igreja de São Pio X, em Botucatu. Ele, que é o vigário-geral da Arquidiocese, também acompanhará a Cáritas Arquidiocesana, Campanha da Fraternidade, Pastoral da Criança, Pastoral da Pessoa Idosa, Pastoral da Sobriedade, Pastoral da Educação, Pastoral da Ecologia, Pastoral dos Migrantes, Pastoral do Menor, Pastoral da Saúde, Pastoral Carcerária, Movimento dos Trabalhadores Cristãos, Sociedade de São Vicente de Paulo e Projeto Dom Silvio Maria Dario.

Padre Gustavo Viaro, pároco da Igreja da Vila Aparecida, de Botucatu, acompanhará como referencial os trabalhos da Pastoral Universitária, enquanto o padre Éverton Georgetti, vigário paroquial da Catedral de Sant'Ana, atenderá a Pastoral da Juventude.

Ao diácono Marcos Raphael foi confiada a Pastoral da Comunicação e ele será o referencial para atender os meios de comunicação da Arquidiocese e as redes sociais, como facebook, instagram e twitter.

Até o próprio arcebispo não ficou de fora e aceitou assumir como referencial da Pastoral dos Missionários, cabendo a dom Maurício os trabalhos de acompanhar, ajudar, incentivar e interagir com os padres e leigos da Arquidiocese que trabalham em outras regiões do Brasil e do exterior.


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.