Pesquisadores de Botucatu vão relatar em livro as experiências vividas desde o início da pandemia de covid-19
16/07/2021
Pesquisadores de Botucatu vão relatar em livro as experiências vividas desde o início da pandemia de covid-19

Os autores relatam que a campanha é importante porque registrará para a história o que ocorreu durante o período da pandemia da covid 19, com foco primordial mas não exclusivo na cidade de Botucatu

 

Após um intenso e ininterrupto trabalho de pesquisa desde o início da pandemia de covid-19, o novo coronavírus, os pesquisadores e professores Antonio Luis Caldas Junior médico sanitarista e professor aposentado da Faculdade de Medicina da Unesp-Botucatu e João Carlos Vieira, economista com especialização em Estatística, vão colocar a experiência vivida nesses meses em um livro intitulado como: “Covid-19 em Botucatu – Memórias da Pandemia”. Para isso estão lançando uma campanha pela internet para que o projeto seja viabilizado.  Todo o valor arrecadado pela campanha será utilizado única e exclusivamente para a elaboração do livro.

Os autores relatam que a campanha é importante porque registrará para a história o que ocorreu durante o período da pandemia da covid 19, com foco primordial, mas não exclusivo na cidade de Botucatu. “Além disso, poderá servir como material de consulta futura por todos aqueles que, de uma ou outra maneira, necessitem de informações sobre essa terrível pandemia que se abateu sobre todo nós”, disse Caldas.

Viera aponta que o trabalho de monitoramento da evolução da pandemia de covid-19 se iniciou em abril de 2020 e durante esses 15 meses, ele e o professor Caldas copilaram dados, elaboraram estudos, divulgaram informações, para melhor esclarecer a população de Botucatu e região, inclusive com dados não divulgados pelos organismos oficiais.

“No entanto, não consideramos este projeto como meramente acadêmico. Se no início víamos apenas números, com o passar do tempo, passamos a enxergar pessoas. Homens e mulheres, idosos e jovens, gente de todos os estratos sociais, que tiveram suas vidas impactadas pelo vírus, em maior ou menor intensidade. Famílias inteiras abaladas por ausências e perdas de entes queridos”, coloca Vieira. “Em nome delas, entendemos ser importante preservar um pouco dessas experiências, algumas, de superação, outras, de perdas irreparáveis”, complementa.

De acordo com os autores, a parceria foi iniciada, de forma absolutamente informal, em abril de 2020. “A princípio, divulgávamos os nossos trabalhos nas páginas individuais que mantemos no Facebook. Em seguida, criamos uma página na mesma rede social. com o mesmo título que escolhemos para o livro, com o propósito de armazenar todas as informações que gerávamos”, ressaltam.

Eles elaboraram uma carta explicando todo o projeto e a maneira da pessoa interessada contribuir através do sistema financeiro coletivo, a popular "vaquinha". Para tanto basta acessar o link: https://nova.kickante.com.br/campanha/covid-19-em-botucatu-memorias-da-pandemia.

A carta


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.