Unidades da Fundação CASA, entre elas a de Botucatu, retomam visitas e acabam com revista íntima
16/07/2021
Unidades da Fundação CASA, entre elas a de Botucatu, retomam visitas e acabam com revista íntima

              Em Botucatu a unidade está instalada na Avenida Professor Cantídio De Moura Campo, Jardim Aeroporto

 

Retorno da visita presencial ainda envolve o fim da revista íntima dos familiares como medida de segurança, sendo substituída pelo uso de escâneres corporais ou manuais 

 

A Fundação do Centre de Atendimentos Socioeducativo ao Adolescente (CASA) retoma a partir deste sábado (17) as visitas presenciais das famílias para os adolescentes em internação atendidos nos seus centros socioeducativos em todo o Estado de São Paulo. Em Botucatu a unidade está instalada na Avenida Professor Cantídio De Moura Campo, Jardim Aeroporto. Na segunda-feira (19) já poderão ser retomadas as atividades presenciais do Programa de Assistência Religiosa (PAR) nos 124 centros. 

O retorno da visita presencial ainda envolve o fim da revista íntima dos familiares como medida de segurança, sendo substituída pelo uso de escâneres corporais ou manuais, além de outros procedimentos que preservam a intimidade e a dignidade humana. Todas as medidas sanitárias e de distanciamento continuam mantidas devido à pandemia da Covid-19.

“Por mais que tenhamos garantido o contato dos adolescentes com os familiares por meio virtual ou telefônico, a presença física reforça os laços afetivos e a participação familiar na execução da medida socioeducativa”, avalia o secretário da Justiça e Cidadania e presidente da Fundação CASA, Fernando José da Costa. 

“Com relação ao término da revista íntima, esta atitude demonstra o compromisso do Governo de São Paulo no respeito pelos seus cidadãos e na realização de um trabalho com qualidade”, acrescenta o secretário.

 

Visita presencial 

Cada adolescente em internação, internação provisória ou internação sanção receberá a visita quinzenal de um membro da família, previamente autorizado pela equipe de referência do jovem no centro socioeducativo.

Para ingressar no local, o visitante terá a temperatura auferida; responderá a um questionário sobre o seu estado de saúde; e passará pela revista da segurança, com uso de equipamento de escâner corporal ou, na sua ausência, por revista pessoal, que inclui uso de aparelho de detecção de metal. 

O visitante também deverá utilizar máscara durante todo o período da visita e, ainda, realizar todos os cuidados com a higiene, como lavar as mãos com frequência e/ou utilizar álcool em gel, além de manter distância de 1 metro.

Familiar com temperatura corporal acima de 37,2ºC ou que teve contato com pessoa com suspeita ou diagnosticada com Covid-19 há menos de 14 dias não poderá realizar visita.  A visita presencial terá duração de até uma hora e será agendada com a família conforme a realidade de cada centro socioeducativo. 

 

PAR 

As atividades do Programa de Assistência Religiosa terão agendamento conforme a rotina de cada centro socioeducativo e as vertentes religiosas envolvidas. Os parceiros que realizam as atividades deverão passar pelos mesmos procedimentos preventivos e de segurança a que se submetem os familiares nas visitas presenciais.

Cada encontro terá, no máximo, 15 adolescentes, para preservar o distanciamento social e evitar a propagação da Covid-19. Apenas dois participantes ou colaboradores da denominação poderão realizar a atividade, de acordo com o agendamento e a rotina do centro socioeducativo, sempre limitado ao horário máximo das 20h30.

Nos Centros de Atenção Especial (CAE), onde se realiza o atendimento inicial de adolescentes recém-apreendidos pela polícia, as atividades religiosas continuam impossibilitadas durante o período de quarentena dos jovens.

Por - Camila Aparecida de Souza


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.