Criador conservacionista de Botucatu faz doação de grande acervo sobre criação e canto de curiós
20/07/2021
Criador conservacionista de Botucatu faz doação de grande acervo sobre criação e canto de curiós

Essa grande coleção ficará disponibilizada para consulta dos criadores interessados, que poderão, inclusive, tirar cópias, sendo que os originais ficarão preservados para pesquisas futuras

 

O empresário Rogério Vivan Cunha, proprietário da loja Top Pássaros, recebeu de um dos maiores criadores de curiós do Brasil, Antonio Pereira da Silva, um grande acervo sobre a criação e aperfeiçoamento de canto de curiós, um dos pássaros mais valorizados do País. São dezenas de CDs e fitas, colecionadas ao longo de décadas.

“Me sinto orgulhoso de ficar com a responsabilidade de guardar esse acervo de um dos grandes criadores de curiós de Botucatu, reconhecido em todo Brasil. Essa grande coleção ficará disponibilizada para consulta dos criadores interessados, que poderão, inclusive, tirar cópias. Os originais ficarão preservados para pesquisas futuras”, colocou Rogério Cunha.

Antonio Pereira da Silva é aposentado e foi diretor de canto de curió e coordenador do Departamento de Canto de Curió da Federação Brasileira dos Criadores de Pássaros, no período de 2004 à 2009. Teve vários curiós competitivos e em destaque o curió Estrela da Serra, que conquistou em 1998 o título de campeão brasileiro de canto praia clássico com repetição, fazendo jus ao Troféu Ana Dias, que é cobiçado pelos expositores de curió de canto, sendo inclusive consideração o “Oscar” dos passarinheiros.

O Estrela da Serra e os demais curiós deram a Pereira uma quantidade enorme de troféus, placas e diplomas e que hoje estão acomodados em um espaço em sua residência, juntamente com as homenagens que recebeu durante sua passagem como passarinheiro. Nesse ambiente não poderá faltar o Estrela da Serra, que faleceu em 2007, sendo embalsamado e guardado em uma redoma de vidro, ao lado do Troféu Ana Dias e da placa de bronze maciço concedida pela Federação Brasileira de Criadores de Pássaros pela conquista do título.

Criador cadastrado no Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Produtos Renováveis (IBAMA) deste 1979 contribuiu para a preservação da espécie em risco de extinção. Além de grande criador e expositor de pássaros, Pereira tem um espírito pensador, que o leva a construir frases filosóficas de otimismo e bom relacionamento humano, o que deu origem ao seu livro “Expressão da Mente”, em 2018, “para fugir da escuridão da ociosidade”.

Segundo suas próprias palavras, Pereira procurou o artesanato como hobby e se dedicou na confecção de relógios de parede, fazendo mais de 70 exemplares, que estão fixados na parece de um cômodo de sua casa. Hoje, aos 86 anos de idade, vive com sua esposa, dona Inez, de maneira simples e modesta e se diz muito feliz e agradecido à Deus pela sua existência.

Colaborou Regina Pereira


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.