Botucatu visa imunizar 80 mil pessoas na segunda etapa da vacinação em massa contra a covid-19
03/08/2021
Botucatu visa imunizar 80 mil pessoas na segunda etapa da vacinação em massa contra a covid-19

Os cidadãos deverão comparecer aos pontos de vacinação sem acompanhantes, para que seja evitado qualquer tipo de aglomeração nos locais; Não serão adiantadas doses de cidadãos que não possuem sua 2ª aplicação agendada

 

Neste domingo, dia 8, a Secretaria municipal de Saúde de Botucatu realiza a segunda etapa da vacinação em massa contra a covid-19, o novo coronavírus, em Botucatu. A Cidade já recebeu 80 mil doses para aplicar em moradores com idade compreendida entre 18 a 60 anos. Com a medida a cidade completa as 12 semanas previstas entre as aplicações.

- Serão vacinados os participantes da primeira etapa que se imunizaram no dia 16 de maio e tiveram registradas em suas carteirinhas para a 2ª dose as datas 08 e 09 de agosto;

- O processo de imunização ocorrerá da mesma forma que ocorreu em maio. Cada cidadão deverá comparecer ao local onde recebeu sua primeira dose (seção eleitoral ou ginásios Paralímpico, SESI, Escola Francisco Marins e Complexo Esportivo Heróis do Araguaia), portando CPF, um documento de identificação com foto (RG, CNH ou passaporte) e a carteirinha de vacinação indicando a 1ª dose. Caso essa carteirinha tenha sido avariada ou perdida, é necessária a retirada da 2ª via em um dos postos de saúde da Cidade, até o dia 06 de agosto;

- Os cidadãos deverão comparecer aos pontos de vacinação sem acompanhantes, para que seja evitado qualquer tipo de aglomeração nos locais; Não serão adiantadas doses de cidadãos que não possuem sua 2ª aplicação agendada.

- Exceções: munícipes que se vacinaram no CEI Luiz Amat, receberão a 2ª dose no Convento Servas do Senhor; munícipes que se vacinaram no Colégio Anglo, receberão a 2ª dose na nova sede da escola (Prédio da antiga Secretaria de Educação, na Rua Costa Leite); munícipes que se vacinaram no CEI Horeste Spadotto, receberão a 2ª dose na EMEF José Antônio Sartori, no Jardim Eldorado; a população do Rio Bonito e da Mina receberão a 2ª dose através de um posto volante que ficará das 8 às 12 horas no Rio Bonito e das 13 às 17 na Mina.

 

O horário de vacinação respeitará a seguinte escala por faixa etária:

- Das 08 às 10 horas: Moradores com idades entre 51 e 60 anos;

- Das 10 às 12 horas: Moradores com idades entre 41 e 50 anos;

- Das 12 às 15 horas: Moradores com idades entre 31 e 40 anos;

- Das 15 às 18 horas: Moradores com idades entre 18 e 30 anos.

Todo o processo de cadastro e vacinação em Botucatu terá o acompanhamento e auditoria realizadas pelas Forças de Segurança do Município (Guarda Civil Municipal, Polícia Civil e Polícia Militar), OAB Botucatu e Justiça Eleitoral. A segunda fase vacinação em massa será feita em dois dias. A primeira no dia 8 e a segunda no final de semana seguinte.

 

O estudo

De acordo com a Universidade Estadual Paulista (Unesp), uma das instituições responsáveis pelos testes com essa vacina em Botucatu, o estudo clínico vai atingir toda a população da cidade acima de 18 anos que ainda não foi vacinada. Além da Unesp, participam do estudo a Universidade de Oxford, no Reino Unido, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o laboratório AstraZeneca, a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), a prefeitura de Botucatu, o Ministério da Saúde e a Fundação Bill e Melinda Gates.

O estudo pretende investigar a efetividade do imunizante, ou seja, dar a real dimensão de como este pode impactar na redução do número de casos, internações e mortes por covid-19. Estudo semelhante já está em andamento na cidade de Serrana, também no interior paulista, mas com a CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan e a farmacêutica chinesa Sinovac. Os resultados desse estudo ainda não foram divulgados.

De acordo com o Ministério da Saúde, o estudo pretende ainda fazer a testagem em massa da população e o sequenciamento genético da covid-19 entre os casos positivos. Por isso, será possível descobrir a efetividade do imunizante contra as variantes do novo coronavírus que circulam na cidade. O estudo tem duração estimada de oito meses, o que inclui a aplicação das duas doses e o acompanhamento da população que recebeu essas vacinas.


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.