Professor doutor da Unesp de Botucatu recebe prêmio da Associação Pan-americana de Infectologia
05/08/2021
Professor doutor da Unesp de Botucatu recebe prêmio da Associação Pan-americana de Infectologia

Homenageado entende que ser Infectologista significa exercer a Medicina com uma visão global, entrando a fundo na relação do ser humano com os agentes infecciosos e o meio que o cerca, a natureza, a cidades e os comportamentos das pessoas

 

O professor doutor do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), Alexandre Naime Barbosa, recebeu o Prêmio Jovem Infectologista de 2021 (Medalha Dr. Izidro Zavala) da Associação Pan-americana de Infectologia (API), durante o 20° Congresso da API.

“Uma honra indescritível, principalmente pelo significado pessoal do que é ser jovem, e do que é ser Infectologista”, disse Barbosa. “Ser Jovem significa enxergar o mundo cheio de perspectivas, de esperança de torná-lo melhor e mais justo, de lutar por valores que realmente dão sentido ao tempo que passamos por aqui, com o vigor e força que essas tarefas exigem”, disse o homenageado.

Naime Barbosa entende que “ser jovem fala muito mais sobre o modo de encarar a vida do que sobre a idade cronológica”. Já ser Infectologista, prossegue o professor, significa exercer a Medicina com uma visão global, entrando a fundo na relação do ser humano com os agentes infecciosos e o meio que o cerca, a natureza, a cidades e os comportamentos das pessoas. “Ser Infectologista transcende as barreiras biológicas, é imprescindível uma apaixonada perspectiva humanista”, diz.

Ele enfatiza que ao receber esse prêmio, agradece a todos que moldaram com esse espírito. “Minha casa acadêmica desde sempre - a Faculdade de Medicina de Botucatu - UNESP (professores, alunos e pacientes), meus queridos amigos da Sociedade Brasileira de Infectologia (orgulho de ser SBI!) e minha família, berço fundamental dos valores que acredito, e do suporte incondicional em todos os momentos, em especial da minha esposa Natalia (te amo!)”, realça o professor da Unesp. “E meu sonho para o futuro é só esse mesmo: continuar sendo sempre um Jovem Infectologista”, complementa.


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.