Médica do HC da Unesp diz que a amamentação deve ser ainda mais valorizada neste período de pandemia
06/08/2021
Médica do HC da Unesp diz que a amamentação deve ser ainda mais valorizada neste período de pandemia

A amamentação é a principal fonte de alimentação dos recém-nascidos e das crianças até os seis meses de idade, promovendo crescimento e desenvolvimento adequados e gerando um excelente vínculo emocional entre mãe e bebê

 

Por - Maíra Masiero

 

Desde o último domingo, 1º de agosto, acontece a 21ª Semana Mundial da Amamentação (SMAM), com o tema “Proteger a Amamentação é uma responsabilidade de todos”, pois este gesto de amor é essencial para a saúde e bem-estar de toda a sociedade. Porém, em tempos de Covid-19, o aleitamento materno é um momento seguro para a mãe e o bebê? É possível amamentar mesmo estando com essa doença?

Médica do Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), Dr.ª Simone Manso de Carvalho Pelícia reforça que a amamentação deve ser ainda mais valorizada neste período de pandemia, pois, até o presente momento, não houve nenhum relato de contaminação do leite materno com o novo coronavírus.

“Podemos proteger os bebes da Covid-19 na amamentação com a passagem de anticorpos maternos, seja das mães que já foram vacinadas, daquelas que contraíram a doença e já se curaram e mesmo das contaminadas no momento que estão amamentando”. A mãe que estiver com Covid-19 durante o período da amamentação deve ficar isolada junto do seu bebê, utilizar máscaras e higienizar as mãos sempre que amamentar ou cuidar de seu recém-nascido.

Dr.ª Simone ainda destaca a importância da amamentação para o desenvolvimento dos bebês, tanto físico quanto emocional. “A amamentação é a principal fonte de alimentação dos recém-nascidos e das crianças até os seis meses de idade, promovendo crescimento e desenvolvimento adequados e gerando um excelente vínculo emocional entre mãe e bebê”.

 

Toda doação é importante!

Devido ao período de inverno, o BLH do HCFMB apresentou uma diminuição na quantidade de doações em julho. “Como tivemos um volume bom de doações no primeiro semestre, estamos suprindo a demanda da Unidade Neonatal. Porém, nesse mês, já sentimos uma queda por conta do frio. O BLH sempre precisa de doações para que o estoque não diminua, pois o leite humano, depois de pasteurizado, tem uma validade de 6 meses”, afirma Angélica Almeida, nutricionista e responsável técnica do BLH do HCFMB, que pertence à Gerência Técnica de Nutrição e Dietética.

A doação de leite humano é segura para o bebê, desde que a mãe esteja bem de saúde. A equipe realiza todas as medidas necessárias de higienização para fazer a visita domiciliar com segurança para a doadora e, antes de ser distribuído aos pequenos pacientes, o leite materno passa por um processo rigoroso de qualidade.

A doação pode ser feita por lactantes que estejam em bom estado de saúde e que não sejam fumantes, usuárias de drogas ou que façam uso excessivo de álcool. Quem tiver interesse em colaborar, pode entrar em contato pelo telefone (14) 99799 8289. O BLH fornece o kit para a doadora, contendo máscara, touca, vidro esterilizado e folheto com todas as explicações da doação, que também pode ser retirada em domicílio.

Para trazer mais informações e esclarecer dúvidas sobre a amamentação, o BLH do HCFMB gravou algumas aulas aos profissionais de Saúde e às mães, em parceria com o Departamento de Gestão de Atividades Acadêmicas (DGAA). A série pode ser vista no canal do HCFMB no Youtube durante todo o mês de agosto e a primeira aula já está disponível no link: https://youtu.be/3oys-QA-HP0

 


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.