Banco de Leite Humano do HCFMB recebe doação do Rotary Club Botucatu Norte
18/08/2021
Banco de Leite Humano do HCFMB recebe doação do Rotary Club Botucatu Norte

O Banco de Leite foi criado em 2001 e tem, como finalidade, incentivar, proteger e promover o aleitamento materno, sendo responsável pela execução de coleta, processamento e controle de qualidade do leite humano para posterior distribuição para os recém nascidos prematuros e doentes internados no Hospital das Clinicas

 

O Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) recebeu a doação, da Casa da Amizade Rotary Club Botucatu Norte, de 50 toalhinhas personalizadas, dando continuidade ao mês de conscientização sobre a importância da amamentação e da doação de leite materno.

Nesta entrega, estiveram presentes a nutricionista e responsável técnica do BLH do HCFMB, Angélica Almeida, a médica do BLH Dr.ª Simone Manso de Carvalho Pelícia e representantes da Casa da Amizade.

A vice-presidente Patrizia Jeronymo afirma que esta doação é um fruto da parceria entre a Casa da Amizade do Rotary Club de Botucatu-Norte e o HCFMB. “No ano passado, pudemos realizar a doação de frascos coletores e de bombas de leite. Agora, serão cinquenta toalhinhas para as mamães doadoras. Esta iniciativa é parte do compromisso do Rotary International de apoiar a amamentação natural e prestigiar as campanhas de aleitamento materno neste Agosto Dourado”.

Angélica Almeida, nutricionista e responsável técnica do BLH do HCFMB, que pertence à Gerência Técnica de Nutrição e Dietética, agradeceu a parceria em nome de toda a equipe. “A Casa da Amizade Rotary Clube sempre está presente na promoção e apoio ao aleitamento materno. Este mimo para as mães doadoras de leite materno mostra nossa gratidão e a importância delas na saúde de nossos bebês internados. Desejamos que a amamentação seja sempre defendida e apoiada por todos”, encerrou.

 

Banco de Leite Humano foi criado em 2001

O Banco de Leite Humano (BLH) do HCFMB foi criado em 2001 pela Dr. Marineuza Nunes de Souza e tem, como finalidade, incentivar, proteger e promover o aleitamento materno. É responsável pela execução de coleta, processamento e controle de qualidade do leite humano para posterior distribuição para os recém nascidos prematuros e doentes internados no Hospital das Clinicas.

O BLH dispõe de uma sala de coleta na Enfermaria da Obstetrícia do HC para que as mães dos bebês internados na UTI Neonatal, na Unidade de Cuidados Especiais e Intermediários possam ordenhar seu leite e, assim, manter a lactação e oferecer seu leite ao bebê. Essa sala também pode ser usada por funcionárias do Hospital que retornam da licença maternidade e estão amamentando, para estarem ordenhando seu leite, congelando e levando para casa para oferecer para seu bebê enquanto estiver trabalhando. A sala de coleta fica aberta 24h.

A equipe do BLH é treinada e capacitada para atender doadoras, orientar e tirar as dúvidas que possam surgir quanto a doação e a amamentação. Quem tiver interesse em colaborar pode entrar em contato pelo telefone (14) 99799 8289. O BLH fornece o kit para a doadora, contendo máscara, touca, vidro esterilizado e folheto com todas as explicações da doação. As doações também podem ser retiradas em domicílio.

Por: Maíra Masiero

 


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.