Hemocentro do HCFM, da Unesp, recebe Tiro de Guerra de Botucatu para doação de sangue
11/09/2021
Hemocentro do HCFM, da Unesp, recebe Tiro de Guerra de Botucatu para doação de sangue

Chefe de Instrução do TG 02-048 de Botucatu comentou que esta ação do TG acontece há vários anos e que muitos jovens que prestam o Serviço Militar e participam desta campanha continuam doando sangue ao longo da vida

 

O Tiro de Guerra 02-048 de Botucatu realizou um ato de amor e de solidariedade para com o próximo. Entre colaboradores e atiradores, 101 voluntários se prontificaram a comparecer ao Hemocentro do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) para realizar uma doação de sangue.

O subtenente David Moreira de Oliveira, Chefe de Instrução do TG 02-048 de Botucatu, comentou que esta ação do TG acontece há vários anos e que muitos jovens que prestam o Serviço Militar e participam desta campanha continuam doando sangue ao longo da vida.

 “Este é um ato de cidadania porque, por exemplo, não sou de Botucatu e esse sangue vai para alguém que não conheço mas que, com certeza, está precisando. Convido as pessoas que têm saúde e condições para que possam dar esta contribuição para a sociedade”.

Para Alba Cristina Albano, enfermeira técnica responsável pelo Hemocentro, campanhas como estas são muito importantes. “Mais do que palavras, as ações começam dentro de nós e são elas que fazem o ser humano ter mais uma chance. Doar é um ato de solidariedade e civismo, e esses atiradores que realizam este gesto são a chance que o próximo necessita. Nossos agradecimentos ao TG de Botucatu por este ato tão nobre”, finaliza.

 

Estoque baixo

Vale lembrar que o Hemocentro do HCFMB está com seu estoque abaixo do necessário para atender a demanda e precisando de doações de todos os tipos de sangue. A cada doação, quatro vidas podem ser salvas e para aumentar a segurança do doador e evitar aglomerações, o Hemocentro recebe doadores de sangue com agendamento prévio em seu horário normal de funcionamento: de segunda à sexta, das 8h às 16h30 e, aos sábados, das 7h às 12h. Para o agendamento, o Hemocentro disponibiliza aos doadores o telefone (14) 3811-6041 (ramal 240) e o WhatsApp (14) 99667-4356.

Os requisitos para ser doador de sangue são: apresentar documento emitido por órgão oficial com foto, como RG ou CNH ou, ter boa saúde e pesar acima de 50 quilos; ter idade entre 16 anos completos e 69 anos, 11 meses e 29 dias.

Candidatos com idade entre 16 e 17 anos, devem possuir consentimento formal, por escrito, do seu responsável legal para cada doação que realizar; não estar em jejum, dormir ao menos 6 horas antes da doação; não estar com doenças infecciosas; não ter vida sexual promíscua; não ser usuário de drogas; não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes da doação.

Por - Maíra Masiero


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.