Em construção, Barragem do Rio Pardo objetiva segurança hídrica a Botucatu por décadas
28/09/2021
Em construção, Barragem do Rio Pardo objetiva segurança hídrica a Botucatu por décadas

A área total do empreendimento é de 280 hectares, sendo destes 130 destinados à área de proteção permanente. A barragem em si terá 566 metros de extensão, profundidade entre 15 a 20 metros e com capacidade para comportar 10 bilhões de litros d’agua, o equivalente a 3.600 piscinas olímpicas

 

A Sabesp está empreendendo na maior obra hídrica da história de Botucatu. Trata-se da Barragem do Rio Pardo - localizada próximo a represa do Mandacaru - e que terá como principal objetivo garantir o abastecimento aos botucatuenses por décadas, sendo uma alternativa a futuros períodos de estiagem.

Foi no dia 12 de fevereiro de 2019, durante reunião na sede da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), na capital paulista, o prefeito de Mário Pardini (PSDB), e o presidente da Companhia, Benedito Braga, assinaram um contrato aditivo que "transfere" para a empresa a responsabilidade pela construção da Barragem do Rio Pardo. Com o aditivo, a Sabesp assumiu a integralidade da execução da obra.

"Esse é um dos momentos mais importantes da história do nosso município. Além de garantimos a construção da represa, que vai abastecer Botucatu por décadas, a Sabesp vai custear essa obra, sem onerar os cofres da prefeitura. Esse era nosso desejo desde o início, que não foi compreendido por algumas pessoas, mas que após trabalharmos muito, diariamente, se realizou", declarou Pardini, na ocasião da assinatura do contrato.

Com investimento de R$ 56,19 milhões por parte da Sabesp (incluindo obras, gerenciamento e desapropriações), a nova barragem atualmente está em fase de injeção de tratamento das fundações da barragem de concreto e do vertedouro (estrutura que afere e controla a vazão de água) e também na execução da barragem de terra da margem direita.

A área total do empreendimento é de 280 hectares, sendo destes 130 destinados à área de proteção permanente. A barragem em si terá 566 metros de extensão, profundidade entre 15 a 20 metros e com capacidade para comportar 10 bilhões de litros d’agua, o equivalente a 3.600 piscinas olímpicas. O início das operações para coleta e represa de água está previsto para o segundo semestre de 2023.

“Estamos muito animados quanto à segurança hídrica para o futuro de Botucatu. Os empreendimentos que a Sabesp vem realizando são necessários para nos prepararmos a todos os possíveis cenários no futuro. Nossa prioridade sempre será oferecer o abastecimento e a qualidade da água que captamos, reservamos, tratamos e distribuímos”, reforçou o superintendente da Sabesp na região do Médio Tietê, Maurício Tápia.

 

Uso racional

Apesar das melhorias no sistema de abastecimento de água em Botucatu, sejam elas imediatas ou futuras, a Sabesp reforça o pedido para que os habitantes façam o uso racional da água e que sejam evitados desperdícios, especialmente em períodos de poucas chuvas. O uso consciente da população é um dos três pilares para o equilíbrio no sistema de abastecimento de água, ao lado do ciclo anual de chuvas e dos serviços realizados pela Sabesp.

Assessoria de imprensa da Sabesp


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.