Grupo Caio de Botucatu anuncia o desligamento de 300 funcionários para os próximos dias
07/10/2021
Grupo Caio de Botucatu anuncia o desligamento de 300 funcionários para os próximos dias

Sindicato ressalta que vai continuar trabalhando dentro da legalidade e de suas possibilidades para que novas demissões não aconteçam e também para que ocorram novas contratações em um futuro próximo

 

Mais uma vez sob o argumento de que a situação do mercado de ônibus não evoluiu como esperado, devido às incertezas políticas e econômicas, também agravadas pela pandemia e essa instabilidade impacta toda a cadeia produtiva, a Empresa Caio, de Botucatu, anunciou a demissão de mais 300 funcionários de diferentes áreas da empresa. A demissão em massa deve acontecer nas próximas horas. A empresa redigiu uma nota oficial explicando a decisão.

O Sindicato dos Metalúrgicos, através de seu presidente, Cláudio Beiço revelou que atuou para que as famílias não perdessem seu sustento e seguirá negociando com a empresa e conversando com autoridades para amenizar os impactos dessas demissões, buscando novos e melhores acordos com a direção da empresa, sempre pensando no bem estar de todos.

 

                                                            Nota do Sindicato dos Metalúrgicos

Apesar de todos os esforços do Sindicato, que inclusive levou a duas assembleias, onde os trabalhadores não aprovaram o acordo proposto pela empresa Caio, com grande pesar, recebemos a notícia de que 300 pessoas serão demitidas nos próximos dias. O sindicato, de todas as formas, atuou para que tantas famílias não perdessem seu sustento, buscando novos e melhores acordos com a direção da empresa, sempre pensando no bem estar de todos.

Seguiremos negociando com a empresa e conversando com nossas autoridades para amenizar os impactos dessas demissões. Nosso departamento jurídico está a disposição de todos. Reiteramos nosso compromisso com os metalúrgicos nesse dia tão difícil para todos nós. A grandeza da crise econômica pode ter sido ignorada por alguns, mas agora é momento de união e luta pela nossa classe.

 O Sindicato vai continuar trabalhando dentro da legalidade e de suas possibilidades para que novas demissões não aconteçam e também para que ocorram novas contratações em um futuro próximo. Sempre deixamos aberta a porta do diálogo com a Caio e com qualquer empresa metalúrgica de nossa cidade, buscando amenizar os trágicos efeitos econômicos da pandemia de covid-19 e também ofertamos e continuaremos a ofertar às empresas, possibilidades previstas dentro da lei trabalhista para que os postos de emprego sejam mantidos.  Assim, reafirmamos nosso compromisso com os metalúrgicos e esperamos que novas demissões não aconteçam.

 

                                                                   Nota oficial da CAIO

Reiteramos que o mercado de ônibus, segmento no qual a fabricante Caio está inserida, foi um dos mais prejudicados pela pandemia. Mesmo diante desse cenário, a Caio sempre se preocupou com seus colaboradores e familiares, propondo Acordos e medidas (como suspensão temporária de contratos, férias, banco de horas), para que as perdas fossem as menores possíveis para todas as partes.

A empresa está priorizando a manutenção dos empregos já há quase seis anos, numa situação de vendas aquém do potencial produtivo e do número de colaboradores que possui em seu quadro. O último Acordo proposto, de implementação de lay-off, foi votado por meio de Assembleia nessa semana, como mais uma medida utilizada pela empresa para mitigar os efeitos da crise. Uma alternativa temporária que, em grande parte dos casos, não haveria defasagem no valor da remuneração mensal dos colaboradores.

Com a negativa do aceite do Acordo e o esgotamento de todas as possibilidades, a Caio realizará desligamentos nos próximos dias, necessários para equalizar a atual capacidade produtiva às vendas. Mantemos, como sempre, o compromisso de informar os colaboradores da Caio, a comunidade e a imprensa com respeito e transparência. Todas as informações sempre são divulgadas por meio de nossos canais oficiais.


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.