Com missas presenciais e protocolos contra a covid-19, milhares de fiéis celebram a Padroeira do Brasil
12/10/2021
Com missas presenciais e protocolos contra a covid-19, milhares de fiéis celebram a Padroeira do Brasil

Foto - divulgação

O interior da Basílica, que tem capacidade de receber até 35 mil pessoas por missa, neste ano ficou limitado a 2,5 mil fiéis em cada celebração - e a capacidade por banco foi limitada a três pessoas  

 

Apesar da pandemia de covid-19, milhares de pessoas, muitas delas de caravanas da região de Botucatu, estiveram nesta terça-feira (12) no Santuário de Nossa Senhora Aparecida para comemorar o dia da santa que é a Padroeira do Brasil. Este ano o público foi restrito a funcionários e pessoas responsáveis pela celebração no momento das missas.

O interior da Basílica, que tem capacidade de receber até 35 mil pessoas por missa, neste ano ficou limitado a 2,5 mil fiéis em cada celebração - e a capacidade por banco foi limitada a três pessoas.  Antes da pandemia, o Santuário costumava receber em média 170 mil fiéis só no dia 12 de outubro. Em 2020 foram 30 mil fieis nos espaços em que era permitida a presença do público.

A Novena e Festa da Padroeira te como tema “Com Maria, somos povo de Deus, unido pela aliança”. A reflexão convidou os devotos a compreenderem a aliança de Deus com seu povo. Ela está ligada ao Êxodo, que marca a saída do povo do Egito, pela força de Deus e liderança de Moisés e a sua libertação.

A visita à imagem no Santuário Nacional começou na primeira hora  até às 21h. A Basílica Histórica pode ser visitada durante o dia inteiro. Além das missas, a passagem pelo nicho onde fica a imagem de Nossa Senhora Aparecida, Casa de Velas, Sala das Promessas foram liberadas ao público, assim como as demais atrações do Santuário.

 

Protocolos exigidos para visitação à Basílica

  • Uso de máscaras de proteção facial é obrigatório, assim como o distanciamento social.
  • Haverá álcool em gel disponível para higienização constante das mãos na entrada da basílica e nos principais pontos de visitação.
  • O acesso ao subsolo e à Sala das Promessas deve ser feito seguindo todas essas indicações.
  • A higienização dos ambientes comuns do Santuário foi reforçada com procedimentos de limpeza mais intensos, e os colaboradores passaram por um processo de capacitação. No intervalo de cada missa, o interior do Santuário será higienizado.
  • Durante as missas, a capacidade por banco será limitada a três pessoas. Haverá filas para a organização dos fiéis na entrada próxima à Torre Brasília.
  • Tanto na área interna quanto externa será inibida a formação de aglomerações através de avisos pelo sistema de som presente no local, e pela ação dos funcionários e agentes de segurança.
  • A fiscalização vai atuar inclusive no estacionamento, proibindo o acúmulo de pessoas perto das vagas de ônibus e caravanas.

 

Pontos Turísticos

Além da Basílica, os fiéis de Aparecida podem conhecer outros pontos turísticos em homenagem à santa. Confira:

  • Nicho de Nossa Senhora Aparecida: localizado na Nave Sul do Santuário, tem quase 37 metros de altura;
  • Sala das Promessas: fica no subsolo do Santuário, local de agradecimento e homenagens a Nossa Senhora e conta com diversos objetos, fotos, cartas e testemunhos de fé dos devotos;
  • Memorial da Devoção: abriga o Cine Padroeira, o Cantinho dos Devotos Mirins e o Museu de Cera;
  • Morro do Presépio: com 7.345 metros de comprimentos, conta com esculturas em tamanho natural;
  • Réplica do monumento em honra a Nossa Senhora Aparecida instalada no Vaticano, localizado nos Jardins do Santuário, próximo ao Pátio das Palmeiras;
  • Museu localizado no 1º e 2º andar da Torre Brasília;
  • Passarela da Fé: com 392,2 metros de comprimento e é um dos principais acessos à Basílica Velha, que é uma das primeiras igrejas construídas em honra à Aparecida.

CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.