Católicos da região convocados a percorrer o “Caminho Sinodal”
13/10/2021
Católicos da região convocados a percorrer o “Caminho Sinodal”

Arcebispo metropolitano, dom Maurício Grotto de Camargo, fará a abertura, na região, do “Caminho Sinodal”, ou seja, o maior processo de consulta democrática da história da Igreja Católica para discutir o seu próprio futuro

 

Gesiel Júnior

Especial para A Tribuna de Botucatu

 

No próximo sábado, às 16 horas, na Catedral de Botucatu, com missa online presidida pelo arcebispo metropolitano, dom Maurício Grotto de Camargo, será feita a abertura, na região, do “Caminho Sinodal”, ou seja, o maior processo de consulta democrática da história da Igreja Católica para discutir o seu próprio futuro.

Em Roma, o papa Francisco convocou, no último domingo, os católicos do mundo inteiro a interrogar-se sobre um tema decisivo para a sua vida e a sua missão, na preparação bienal para uma grande reunião daqui a dois anos, no Vaticano: o 16º Sínodo dos Bispos. “O caminho da sinodalidade é precisamente o caminho que Deus espera da Igreja no terceiro milênio”, afirmou o sumo pontífice.

Está sendo aberta a fase de escuta diocesana do Sínodo 2023 que vai até abril de 2022 e será seguida por uma fase continental de setembro de 2022 a março de 2023. A última “fase da Igreja universal” culminará na tradicional assembleia dos bispos, em outubro de 2023, cujo tema é “Por uma Igreja Sinodal: comunhão, participação e missão”.

 

Escuta paroquial

Já nas paróquias a abertura ocorrerá numa das missas do próximo domingo, 17, com a liturgia do dia e a leitura da mensagem do papa antes da bênção final. Na primeira fase serão ouvidos os leigos que estudarão o tema e responderão a um questionário já enviado para as 46 paróquias da região.

Entre janeiro e março de 2022 uma equipe ligada ao Conselho Arquidiocesano de Missão e Pastoral (CAMP) vai coordenar os encontros dos Grupos de Consulta Sinodal de modo presencial, a fim de coletar as respostas e sugestões de cada comunidade paroquial.

“Com o Caminho Sinodal não está sendo implantado nenhum outro projeto pastoral ou outra estrutura eclesial na Arquidiocese de Botucatu. Com a experiência de planejamento mais ou menos participativo que já temos como Igreja na América Latina, trata-se apenas de reorganizar melhor o que já temos ou estamos realizando”, esclareceu o padre José Hergesse, coordenador arquidiocesano de pastoral.

 

Síntese

As respostas dos grupos paroquiais serão encaminhadas até o final de março de 2022 aos padres coordenadores das Regiões Pastorais de Botucatu, Avaré, Laranjal Paulista e Lençóis Paulista. Em seguida, eles entregarão suas respectivas sínteses ao coordenador de pastoral.

Segundo o padre Hergesse, o objetivo é a “escuta real do Povo de Deus” para que seja possível “garantir a participação de todos no processo sinodal”. Na última semana de abril, durante reunião do CAMP, será realizada a avaliação e aprovação da síntese final a ser encaminhada à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) no fim do mesmo mês.


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.