Hemocentro do HCFMB convoca doadores antes da vacinação em massa com a dose de reforço
08/12/2021
Hemocentro do HCFMB convoca doadores antes da vacinação em massa com a dose de reforço

É recomendado pelas autoridades sanitárias do País que, após a aplicação das vacinas contra a covid-19, se espere, no mínimo, sete dias para doar sangue


Em virtude do anúncio de antecipação da vacinação em massa da população adulta de Botucatu com a 3ª dose (dose de reforço) contra a Covid-19 para o próximo domingo, dia 12, o Hemocentro do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) conta com a força e com o coração dos botucatuenses para doação de sangue nestes próximos três dias que antecedem a imunização coletiva.

É recomendado pelas autoridades sanitárias do País que, após a aplicação das vacinas contra a covid-19, se espere, no mínimo, sete dias para doar sangue. Com a vacinação em massa que ocorrerá neste domingo, grande parte da população da cidade não estará apta a realizar este gesto de amor na próxima semana.

O Hemocentro segue as regulamentações do Ministério da Saúde. O atendimento ocorre de segunda à sexta, das 8h às 16h30 e, aos sábados, das 7h às 12h. Dúvidas podem ser esclarecidas pelos telefones (14) 3811-6041 (ramal 240) ou pelo WhatsApp (14) 99624-7055 / (14) 99631-5650.
 

Requisitos

Os requisitos para ser doador de sangue são: apresentar documento emitido por órgão oficial com foto, como RG ou CNH ou, ter boa saúde e pesar acima de 50 quilos; ter idade entre 16 anos completos e 69 anos, 11 meses e 29 dias.

Candidatos com idade entre 16 e 17 anos, devem possuir consentimento formal, por escrito, do seu responsável legal para cada doação que realizar; não estar em jejum, dormir ao menos 6 horas antes da doação; não estar com doenças infecciosas; não ter vida sexual promíscua; não ser usuário de drogas; não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes da doação.

Caso tenha recebido dose de vacina contra rubéola ou gripe, aguardar 48 horas antes da doação. A doadora não deve estar grávida ou amamentando, não pode ter tido hepatite após os 10 anos de idade, diabetes e/ou pressão alta, doença de chagas, convulsões, labirintite, malária ou Aids.

Por - Vinicius Dallaqua dos Santos


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.