Unidades de saúde de Botucatu passarão a atuar como uma ampla rede de diagnóstico rápido da covid
07/01/2022
Unidades de saúde de Botucatu passarão a atuar como uma ampla rede de diagnóstico rápido da covid

Esses pontos devem ser os primeiros locais a serem procurados pela população que apresentar qualquer sintoma suspeito de contaminação por coronavírus, como tosse, coriza, obstrução nasal, dor de garganta, dor de cabeça, diarreia, entre outros

 

A partir de segunda-feira, dia 10,  todas as 22 unidades de saúde de Botucatu passarão a atuar como uma ampla rede de diagnóstico rápido da covid-19, o novo coronavírus. “Estamos transformando as Unidades de Saúde do Município em Pontos de Atendimento de Síndrome Gripal”, explica o prefeito Mário Pardini.

Segundo o chefe do Executivo, esses pontos devem ser os primeiros locais a serem procurados pela população que apresentar qualquer sintoma suspeito de contaminação por coronavírus, como tosse, coriza, obstrução nasal, dor de garganta, dor de cabeça, diarreia, entre outros. “As unidades de Pronto Atendimento noturno também prestarão esse serviço. Após o atendimento e a testagem, apenas casos de maior gravidade serão encaminhados para o Pronto Socorro Adulto ou Infantil, se necessário, já com o resultado do teste”, ressalta.

Os testes rápidos de antígeno não serão aplicados nos Prontos Socorros e estão reservados apenas para pessoas com sintomas, ou seja, com quadro de Síndrome Gripal.

As Unidades Básicas de Saúde estarão preparadas para realizar o teste rápido de antígeno para covid-19, com resultado em 15 minutos, sem necessidade de contraprova, desafogando assim tanto o atendimento dos prontos socorros, que devem receber apenas os casos graves, quanto o da Central Coronavírus.

“A nossa alta cobertura de vacinação da população deve nos proporcionar, mesmo com crescimento no número de casos, menor incidência de evolução para quadros graves e internações. Mesmo assim reforçaremos nossa estrutura para atender a população da melhor maneira”, colocou o secretário municipal de Saúde, André Spadaro, realçando que "todas as medidas tomadas pela Prefeitura serão acompanhadas por um gabinete de enfrentamento da pandemia diariamente e poderão ser expandidas se necessário".

 

Central Coronavírus

Outra medida importante apontada pelo prefeito Mário Pardini é que, a partir da próxima segunda-feira, 10, a Central Coronavírus terá 12 ramais para o atendimento telefônico, de segunda a segunda. “Este número é quatro vezes maior do que vinha sendo utilizado nas últimas semanas”, enfatiza o prefeito.

Também a partir de segunda, serão 10 equipes no atendimento domiciliar diário, número que também é maior do que vinha sendo utilizado, e que pode ser ampliado nas próximas semanas.  “Vamos continuar nos cuidando, usando máscara, lavando bem as mãos e evitando aglomerações”, orienta. “Caso apareça algum sintoma gripal, a pessoa deve procurar o posto de saúde mais perto de casa. Assim, o atendimento será mais rápido e ajudará a desafogar o Pronto Socorro”, complementa o prefeito de Botucatu.

 

Mais informações
Secretaria Municipal de Saúde
Rua Major Matheus, 07, Vila dos Lavradores
Telefone: (14) 3811-1100


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.