Confirmada a primeira morte por covid em 2022 e Botucatu soma agora 323 óbitos desde o início da pandemia
08/01/2022
Confirmada a primeira morte por covid em 2022 e Botucatu soma agora 323 óbitos desde o início da pandemia

Agora a Cidade, desde o início da pandemia, soma 58 óbitos em 2020, 264 em 2021 e 1 em 2022 e continua apresentando um dos menores índices de mortalidade da doença no estado

 

Foi divulgado neste sábado a primeira morte causada por covid-19, o novo coronavírus em 2022. A vítima foi um senhor de 87 anos de idade, chamado Michel que tinha comorbidades e era muito conhecido na Cidade, pai do vereador Marcelo Sleiman, que através das redes sociais lhe fez uma homenagem.

Agora a Cidade, desde o início da pandemia, soma 323 casos de mortes causadas pela covid-19, sendo 58 óbitos em 2020, 264 em 2021 e 1 em 2022.  Apesar das 323 mortes, Botucatu continua apresentando um dos menores índices de mortalidade da doença no estado.

Segundo laudo médico, o homem estava internado em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital da Unimed há alguns dias, não resistiu ao avanço da doença e veio entrar em óbito.

Em razão das medidas de prevenção adotada pela Secretaria de Saúde, aliadas a vacinação em massa, a cidade teve uma queda  bastante acentuada de internações, chegando a ficar 60 dias sem registro de mortes. Entretanto casos de pessoas contaminadas voltaram a crescer.

 

Recente boletim 

Quadro recente da Secretaria Municipal de Saúde referente a pandemia de covid-19, em Botucatu, revelam que duas pessoas estão internadas na enfermaria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB). Nenhum paciente está ocupando leitos (32 no total) de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Já no Hospital da Unimed um paciente está em enfermaria. O que estava em UTI veio a falecer.

Também o número de pessoas que estão mantidas em quarentena, sendo cuidadas pela Secretaria de Saúde e fiscalizadas pela Guarda Municipal vem registrando um aumento gradativo nos últimos dias e nesta se4xta-feira alcançou a 194 casos.

São 19.049 moradores já diagnosticados com covid-19 tendo 18.529 recuperados e as 323 mortes. Dos recentes 165 testes realizados pela Prefeitura 123 foram negativos e 42 positivos, sendo este outro dado preocupante.

 

Cuidados necessários de prevenção

O secretário municipal de Saúde, André Spadaro, não deixa de alertar sobre a variante Ômicron e o aumento de casos da doença. Insiste em orientar a população para que não deixe de fazer o uso rigoroso e correto de máscara, lavagem frequente das mãos com água e sabão ou álcool em gel, distanciamento seguro entre as pessoas evitando, principalmente, situações de aglomeração e reuniões de grupos familiares e amigos.

A vacinação continua sendo indicada como a melhor medida de saúde pública contra a covid-19. Também se espera que as atuais vacinas reduzam casos graves da doença, hospitalizações e mortes relacionadas à infecção pela variante Ômicron, de forma similar ao ocorrido com outras variantes do SARS-CoV-2 identificadas até o momento.

Spadaro realça que as  pessoas que ainda não receberam a dose de reforço da vacina devem procurar o quanto antes uma Unidade de Saúde e se imunizarem. A ação contemplará todos os cidadãos com 18 anos de idade ou mais, que receberam a 2ª dose em prazo mínimo de 4 meses, definido pela Norma Técnica vigente do Governo do Estado de São Paulo e acordado com o Ministério da Saúde.

As Unidades funcionam de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Já a Sala de Vacinação Noturna, instalada no Centro de Saúde Escola da Vila dos Lavradores, funciona de segunda a sexta-feira, das 18 às 21h30.


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.