Vigilância Ambiental em Saúde realizará mais uma ação em combate à dengue na Região Norte
18/03/2022
Vigilância Ambiental em Saúde realizará mais uma ação em combate à dengue na Região Norte

Regiões de difícil acesso do Jardim Paraíso e do Jardim Itamaraty receberão larvicida biológico para combater possíveis criadouros do Aedes aegypti. Mesmo com a aplicação do produto é necessário continuar eliminando possíveis criadouros do mosquito

 

Na próxima segunda-feira, dia 21, a partir das 6h30 da manhã, a Vigilância Ambiental em Saúde (VAS) fará a pulverização de larvicida biológico em 7 quarteirões da região norte, sendo 3 quarteirões do Jardim Paraíso e 4 do Jardim Itamaraty, onde se concentram casos de dengue autóctones (contraídos no bairro).

A VAS vem intensificando as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, com visitas casa a casa, e considerando a dificuldade em acessar os imóveis, adotou a pulverização do larvicida biológico (BTI) como estratégia de atingir locais de difícil acesso, onde há possíveis criadouros do mosquito.

Segundo Valdinei Campanucci, Coordenador de Programas de Saúde: "este produto não é um veneno, portanto, não agride o meio ambiente, a saúde da população e dos animais, agindo apenas nas larvas do mosquito Aedes aegypti, em criadouros inacessíveis aos agentes de combate as endemias".

Os agentes de combate as endemias são profissionais capacitados que identificam recipientes existentes que podem se tornar criadouros de mosquitos e intervêm de maneira oportuna para barrar a proliferação do mosquito. 

Importante ressaltar que os criadouros do mosquito Aedes aegypti não se resumem a materiais jogados nos terrenos baldios, na beira dos rios, entre outros locais. Mais de 80% dos criadouros estão nas residências: são calhas e canaletas com mau escoamento d'água, ralos internos e externos, pratos de plantas, brinquedos e outros objetos mal armazenados que acumulam água da chuva, bebedouros de consumo animal, entre outros materiais com água parada que não recebem manutenção adequada.

Em 2022 são 8 casos de dengue confirmados: 2 importados e 6 autóctones (contraídos no município). Durante a ação, recomenda-se não deixar roupas no varal, para não manchar. Em caso de ventos fortes ou chuva a atividade será reagendada.

 

Mais informações:

Secretaria Municipal de Saúde
Rua Major Matheus, 07, Vila dos Lavradores
Telefone: (14) 3811-1609


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.