Hemocentro do HC da Unesp de Botucatu busca doadores para reposição do estoque de sangue
22/03/2022
Hemocentro do HC da Unesp de Botucatu busca doadores para reposição do estoque de sangue

A cada doação, quatro vidas podem ser salvas e para aumentar a segurança do doador e evitar aglomerações, o Hemocentro recebe doadores de sangue com agendamento prévio em seu horário normal de funcionamento

 

O Hemocentro do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) está com seu estoque abaixo do necessário para atender a demanda e precisando de doações de todos os tipos de sangue, principalmente o “O Negativo”.  A pandemia da covid-19, o novo coronavírus, a desinformação têm alarmado muitos doadores de sangue.

A cada doação, quatro vidas podem ser salvas e para aumentar a segurança do doador e evitar aglomerações, o Hemocentro recebe doadores de sangue com agendamento prévio em seu horário normal de funcionamento: de segunda à sexta, das 8h às 16h30 e, aos sábados, das 7h às 12h. Para o agendamento, o Hemocentro disponibiliza aos doadores o telefone (14) 3811-6041 (ramal 240) e o WhatsApp (14) 99667-4356.

O Hemocentro aponta que a doação de sangue não expõe o doador ao risco, pois todo material é descartável, seguindo as regulamentações do Ministério da Saúde. Na triagem, o Hemocentro reforça os questionamentos aos doadores quanto a sintomas gripais e contatos com casos suspeitos.

Até o momento, não há evidências científicas sobre o contágio via transfusão. Mesmo assim, se o doador for positivo até 14 dias após a doação, deverá comunicar o Hemocentro. Além disso, está sendo liberada a entrada de apenas 10 doadores por vez, a fim de favorecer um ambiente com maior circulação de ar e distanciamento entre pessoas.

 

Requisitos

Os requisitos para ser doador de sangue são: apresentar documento emitido por órgão oficial com foto, como RG ou CNH ou, ter boa saúde e pesar acima de 50 quilos; ter idade entre 16 anos completos e 69 anos, 11 meses e 29 dias.

Candidatos com idade entre 16 e 17 anos, devem possuir consentimento formal, por escrito, do seu responsável legal para cada doação que realizar; não estar em jejum, dormir ao menos 6 horas antes da doação; não estar com doenças infecciosas; não ter vida sexual promíscua; não ser usuário de drogas; não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes da doação.

Caso tenha recebido dose de vacina contra rubéola ou gripe, aguardar 48 horas antes da doação. A doadora não deve estar grávida ou amamentando, não pode ter tido hepatite após os 10 anos de idade, diabetes e/ou pressão alta, doença de chagas, convulsões, labirintite, malária ou Aids.


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.